Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

POLÍTICA

Vereador Aiache destaca necessidade de diagnóstico de problemas renais na atenção básica de saúde

Publicado em

“O que podemos fazer para conseguir colocar esse diagnóstico na atenção primária? Unidos, nós conseguiremos fazer melhor”, disse Aiache durante seu pronunciamento sobre a campanha do Dia Nacional do Rim.

A Tribuna Popular da sessão ordinária desta terça-feira, 11, solicitada pelo vereador Aiache, levou à câmara municipal especialistas em nefrologia para falar sobre a importância da prevenção e dos tratamentos para pacientes com problemas renais crônicos.

Continua depois da publicidade

A médica nefrologista da Clínica do Rim, Dra. Jarine Nasserala, foi a primeira a se manifestar. Ela destacou a importância do diagnóstico antecipado para evitar que os pacientes cheguem até a hemodiálise, proporcionando melhores condições de tratamento e acompanhamento adequado. Jarine ressaltou que este é o segundo ano em que comparece à câmara municipal para falar sobre o Dia Mundial do Rim, cujo tema deste ano é “Seu rim está ok?”.

“Esses momentos são importantes para conscientizar a população sobre as doenças renais. Todo ano, a Sociedade Brasileira de Nefrologia realiza essa campanha”, destacou Dra. Jarine.

Continua depois da publicidade

Ela questionou os presentes sobre quem já realizou o exame de dosagem da creatinina, um exame de sangue capaz de diagnosticar precocemente doenças renais. A médica ressaltou que esse exame precisa estar acessível a toda a população.

“Pedimos apoio da política, de vocês, porque esse exame precisa estar disponível nos postos de saúde. Estima-se que 10% da população brasileira tenha algum grau de doença renal crônica e não saiba. Por isso, ele deve fazer parte da rede básica, pois as duas principais causas são a hipertensão e o diabetes descontrolado. Quem é hipertenso ou diabético precisa dosar a creatinina, mas não só essa população, e sim todas as pessoas, pelo menos uma vez por ano. Por isso estamos aqui para falar do Dia Nacional do Rim”, explicou Jarine.

A Dra. Naiara, residente em nefrologia, também fez uso da Tribuna Popular e destacou que o dia 12 de março, ou seja, amanhã, é o “Dia D” da campanha, um dia destinado mundialmente à realização da dosagem de creatinina.

Continua depois da publicidade

“O Hospital do Rim terá uma atividade especial, que será realizada no Colégio Neutel Maia, onde serão disponibilizados exames de creatinina de forma gratuita para que a população tenha acesso e descubra se, de fato, sofre de alguma doença renal crônica, podendo iniciar imediatamente o tratamento”, destacou Naiara.

Ela enfatizou que é necessário garantir o acesso ao exame de creatinina ao longo de todo o ano, de maneira facilitada para a população.

Continua depois da publicidade

O vereador Aiache destacou que a médica Jarine e sua equipe, desde o ano passado, vêm chamando atenção para o atendimento na rede pública municipal, com o objetivo de detectar precocemente problemas renais e possibilitar o início rápido do tratamento, quando necessário.

“Temos que dar visibilidade a esse problema e chamar a secretária municipal de saúde para discutir como podemos ajudar, enquanto vereadores e enquanto câmara municipal, para conseguir inserir esse diagnóstico na atenção primária. Unidos, nós conseguiremos fazer melhor”, finalizou.

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement