GERAL
Acre lidera ranking nacional de dengue: Estado enfrenta surto da doença

O Acre enfrenta um grave surto de dengue e lidera o ranking nacional de incidência da doença nos primeiros três meses de 2025. De acordo com dados do Painel de Monitoramento das Arboviroses, do Ministério da Saúde, o estado registrou 760,9 casos para cada 100 mil habitantes, superando São Paulo (633,9), Mato Grosso (470,2) e Goiás (368,4).
A situação levou o Governo do Acre a decretar emergência em saúde pública em janeiro, devido ao aumento de casos de dengue e síndromes respiratórias (SRAGs). Rio Branco, a capital do estado, também decretou emergência em razão da proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras arboviroses.
Até o momento, o Acre contabiliza 6.701 casos prováveis de dengue, com três óbitos confirmados e um em investigação. As mulheres representam 54% dos casos prováveis no estado.
O Brasil, como um todo, registrou 502.317 casos prováveis de dengue entre janeiro e março, com 235 mortes confirmadas e 491 óbitos em investigação. As mulheres representam 55% dos casos prováveis no país, e as faixas etárias mais afetadas estão entre 20 e 49 anos, compreendendo a população economicamente ativa.
A situação exige atenção redobrada das autoridades e da população para combater a proliferação do mosquito transmissor e prevenir novos casos da doença.
