MUNDO
Ucrânia aceita cessar-fogo proposto pelos EUA, mas bola está com a Rússia

Em um movimento crucial para tentar pôr fim ao conflito, a Ucrânia concordou em aceitar uma proposta dos Estados Unidos para um cessar-fogo imediato de 30 dias. A decisão foi anunciada em uma declaração conjunta dos dois países nesta terça-feira, após horas de negociações a portas fechadas.
A proposta prevê um cessar-fogo imediato e a retomada de negociações para uma paz duradoura, após a invasão russa. O Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, afirmou que levará a proposta à Rússia, e que a decisão agora está nas mãos do governo russo.
Como demonstração de boa fé, os Estados Unidos também anunciarão a retomada do compartilhamento de informações de inteligência com a Ucrânia.
A decisão da Ucrânia de aceitar o cessar-fogo ocorre após um ataque com drones ucranianos contra Moscou na noite de segunda-feira, o maior já realizado pela Ucrânia.
A declaração conjunta também destaca um acordo entre os EUA e a Ucrânia para a conclusão de um amplo acordo para o desenvolvimento de minerais críticos na Ucrânia, um pacto que estava em negociação há semanas e havia sido colocado em espera após a reunião entre os presidentes Donald Trump e Volodymyr Zelenskiy na semana passada.
