GERAL
Ciopaer resgata Idosa com dor intensa após queda em área de difícil acesso no interior do Acre

Uma idosa de 65 anos, identificada como Maria José Nogueira, foi resgatada pelo Ciopaer (Centro Integrado de Operações Aéreas) na última terça-feira (11) após sofrer uma queda grave em uma área de difícil acesso no ramal do km 18, entre os municípios de Manoel Urbano e Feijó.
A paciente, que sofria de dores intensas no quadril e membro inferior esquerdo, estava impossibilitada de se locomover devido a uma suspeita de fratura na pelve. Ela ficou acamada por cinco dias no local do acidente, sem acesso a atendimento médico.
Devido à localização remota e ao terreno acidentado, o resgate por via terrestre se mostrou inviável. Veículos como quadriciclos e caminhonetes não conseguiram chegar até o local.
A equipe do Ciopaer, composta por enfermeiros, médicos, pilotos e operadores, conseguiu acessar a área e realizar o atendimento à paciente. A equipe imobilizou o quadril e o membro inferior esquerdo da idosa, administrou analgésicos para controlar a dor e garantiu o acesso venoso para estabilizar o membro durante o transporte.
“A missão foi bastante desafiadora devido às condições do terreno, mas conseguimos prestar o atendimento necessário e transportar a paciente com segurança para o hospital”, afirmou a enfermeira Solange Souza.
Após o resgate, Maria José foi levada ao Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb) para avaliação médica. Após exames, foi constatado que a paciente não apresentava fraturas ou luxações. O médico ortopedista e o neurologista
