CIDADES
Van escolar ilhada e ruas submersas: chuva provoca alagamentos em SP e região metropolitana

A chuva forte que atinge São Paulo nesta sexta-feira, 4, causou transtornos aos moradores da capital e de cidades da região metropolitana. Algumas regiões estão com alagamentos e estiveram em estado de atenção para enchentes.
As zonas Leste e Sudoeste da cidade foram postas em estado de atenção pelo Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da Prefeitura de São Paulo, entre as 6h08 e as 06h55. Segundo o CGE, a chuva ganhou força à medida que se deslocou sobre a capital paulista.
Em São Paulo, há registro de enchente no bairro Piraporinha, na região de Santo Amaro, na Zona Sul. Moradores fizeram vídeos em que uma rua do bairro ficou totalmente submersa, impedindo a passagem de um ônibus, que ficou parado no alagamento.
Em Santo André e São Caetano do Sul, na Grande São Paulo, também há registro de chuva forte. Ruas ficaram totalmente alagadas, e a água invadiu algumas casas. O nível do rio Tamanduateí está elevado, com risco de transbordar.
Em Diadema, também há registro de ruas alagadas e usuários do transporte coletivo enfrentam atrasos dos ônibus. O Corredor ABD está submerso na água da chuva.
Na quinta-feira, 3, a chuva deixou crianças presas dentro de uma van escolar em um alagamento em Guarulhos. Elas foram resgatadas por moradores, segundo um vídeo que circula nas redes sociais. Nas imagens, é possível ver que o nível da água já estava acima do joelho.
Previsão é de mais chuva
A expectativa é de mais um dia de chuvas intensas na capital e em outras áreas do Estado, segundo alertas já feitos anteriormente pela Defesa Civil paulista.
“As instabilidades seguem ganhando força à medida que se deslocam sobre a capital paulista. Imagens de radar meteorológico registram áreas de instabilidade na forma de pancadas de chuva de até forte intensidade atuando nos bairros da zona leste e zona sudeste da cidade”, aponta o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu, nesta quinta, 3, alerta para chuvas intensas e ventos de até 100 km/h em cidades de São Paulo, incluindo ainda partes do Paraná. Mais alertas também foram emitidos no dia para outras regiões do País.
Conforme o CGE, na retaguarda da frente fria, haverá o ingresso do ar frio de origem polar que vai trazer queda acentuada das temperaturas, principalmente em relação às últimas semanas, que foram extremamente quentes.
Na quinta-feira, a Defesa Civil do Estado de SP montou um gabinete de crise com representantes das concessionárias de energia, abastecimento de água e órgãos públicos para monitorar a situação em tempo real e coordenar ações preventivas com os municípios.
