POLÍCIA
Pastor é preso em Curitiba por desvio de R$ 6 milhões do Sicoob em Rondônia

Um pastor evangélico foi preso em Curitiba, após mais de um mês foragido, acusado de desviar mais de R$ 6 milhões do Sicoob em Porto Velho, Rondônia. Clebson Freitas de Oliveira, 48 anos, atuava como tesoureiro da cooperativa e foi capturado na segunda-feira (7) com o apoio da Polícia Civil do Paraná.
A Polícia Civil de Rondônia abriu inquérito em 29 de janeiro de 2025, após boletim de ocorrência registrado pelo Sicoob. O delegado Emanoel David apontou que os desvios ocorreram entre 3 de maio de 2024 e 17 de janeiro de 2025, período em que Clebson ocupava o cargo de tesoureiro. O pastor teria subtraído valores que deveriam ser registrados como Guias de Transporte de Valores (GTVs), mas que não constavam no sistema contábil da cooperativa. O crime é tipificado como furto qualificado mediante abuso de confiança.
Com base em provas coletadas, a Polícia Civil solicitou à Justiça a prisão provisória de Clebson, além de buscas domiciliares, quebra de sigilo bancário e bloqueio de contas relacionadas ao esquema de desvio. A prisão ocorreu após o pastor ser considerado foragido nacionalmente desde o início de março. A investigação continua para apurar detalhes do esquema e possíveis envolvidos.
