GERAL
Isenção da taxa de inscrição do ENEM 2025: Período de solicitação e requisitos

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abriu o período para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2025. Candidatos interessados em participar gratuitamente do exame têm entre os dias 14 e 25 de abril para realizar o pedido pela Página do Participante, utilizando o login único Gov.br.
Requisitos para isenção:
Para obter a isenção, o candidato deve se enquadrar em pelo menos um dos seguintes critérios e apresentar a documentação comprobatória, conforme Anexo II do edital:
-Estar matriculado no 3º ano do ensino médio em escola pública em 2025 (regular ou EJA).
-Ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola particular.
-Possuir renda familiar mensal per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio (R$ 2.277 em 2025).
-Estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com registro ativo no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).
-Ser participante do programa Pé-de-Meia do Ministério da Educação (MEC).
Justificativa de ausência (ENEM 2024):
Candidatos que obtiveram isenção no ENEM 2024, mas não compareceram às provas, devem justificar sua ausência no mesmo período (14 a 25 de abril) e pelo mesmo sistema (Página do Participante). Documentos autodeclaratórios ou emitidos por responsáveis não serão aceitos.
Cronograma:
-12 de maio: Divulgação dos resultados da isenção e justificativas de ausência.
-12 a 16 de maio: Período para recursos.
-22 de maio: Divulgação do resultado dos recursos.
-Data a ser definida: Abertura do período oficial de inscrições (edital específico a ser publicado).
Sobre o ENEM:
Criado em 1998, o ENEM avalia o desempenho escolar de estudantes ao final do ensino médio. Alunos que ainda não concluíram o ensino médio podem participar como treineiros. As notas obtidas podem ser usadas em processos seletivos como Sisu, ProUni e Fies, além de serem aceitas em instituições de ensino superior de Portugal. O exame também é aplicado a pessoas privadas de liberdade e sob medidas socioeducativas em datas distintas.
