GERAL
PIX 2.0 está confirmado: Veja como vai funcionar o novo modelo

Implementado em 2020, o Pix rapidamente ganhou popularidade por ser um método de pagamento praticamente instantâneo e muito simples. Atualmente, ele já é o método de pagamento preferido dos brasileiros, segundo levantamento do Banco Central. Por isso mesmo, a instituição continua investindo em formas de modernizar o Pix.
Na semana passada, durante evento de comemoração dos 60 anos do Banco Central, o presidente do órgão, Gabriel Galípolo, anunciou algumas novidades em breve para o Pix. Saiba mais sobre elas.
Pix em garantia
“Será uma solução que permitirá que os recebíveis futuros de Pix sejam usados como garantia em operações de crédito. O objetivo é baratear o crédito ofertado para as empresas, principalmente para aquelas cujo uso do Pix é mais relevante”, explica comunicado do Banco.
O Pix em garantia deve ser implementado só em 2026.
Pix parcelado
Faz as compras mais caras só no cartão de crédito para poder parcelar? Pois muito em breve você vai poder fazer isso com o seu Pix! A modalidade deve estar disponível a partir de setembro. Quem receber o Pix, já vai ter acesso ao valor todo, mas quem está pagando vai poder parcelar – obviamente, pagando juros.
Mecanismo para golpe do Pix
A partir de outubro desse ano, você vai ter acesso ao Autoatendimento do Mecanismo Especial de Devolução (MED). Em caso de golpe ou fraude envolvendo o pagamento do Pix, você vai poder contestar a transação diretamente pelo aplicativo do banco, acelerando o processo de devolução do seu dinheiro.
Mas vale avisar: o MED não é para quem fez o Pix errado.
