Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

ESPORTES

Coincidência na web ‘culpa’ Grêmio e Mano Menezes por morte do papa Francisco

Publicado em

Papa Francisco e Mano Menezes Foto: Getty Images/Lisa Maree Williams/Divulgação/Grêmio

Os anos de 2005 e 2025 carregam uma coincidência além da morte dos papas em exercício. Nas duas ocasiões, exatamente em 21 de abril, o Grêmio anunciou a contratação do técnico Mano Menezes.

Em ambos os anos, os pontífices morreram em abril. Há 20 anos, o papa João Paulo II morreu no dia 5 do mês, ou sejam antes da contratação de Mano. Desta vez, o papa Francisco morreu exatamente no dia 21, mesma data do anúncio do novo treinador gremista.

Continua depois da publicidade

Outro ponto curioso é que, nas duas oportunidades, o técnico demitido pelo Grêmio antes da chegada de Mano Menezes era estrangeiro. Hugo de León foi o preterido em 2005, e Gustavo Quinteros nesta temporada.

A coincidência não passou despercebida pela web, inclusive com torcedores de outro time entrando na onda. Em 2005, o São Paulo conquistou a Libertadores e o Mundial de Clubes. Agora, com o Tricolor Paulista na liderança do Grupo D da competição, os são-paulinos esperam entrar para a lista de coisas em comum.

Continua depois da publicidade

Em vida, a relação do papa Francisco com o futebol foi forte, principalmente com o San Lorenzo, da Argentina. Ele tinha uma carteirinha de sócio do clube e deve dar o nome ao novo estádio da equipe.

Como foi a passagem de Mano Menezes pelo Grêmio em 2005? 

Em sua primeira passagem pelo Imortal, Mano assumiu o comando da equipe na segunda divisão do Brasileiro. Conquistou o acesso e o título em uma partida memorável, que ficou conhecida como ‘Batalha dos Aflitos’.

Na sequência, levou o Grêmio ao bicampeonato gaúcho (2006 e 2007). Em 2007, também alcançou o vice da Copa Libertadores, com derrota para o Boca Júniors, da Argentina, na final.

Deixou a equipe no fim de 2007. Na passagem, somou 84 vitórias, 35 empates e 42 derrotas em 161 partidas.

 

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement