MUNDO
‘Francisco asiático’ gera polêmica ao cantar ‘Imagine’, música que questiona dogmas católicos

Um vídeo do cardeal filipino Luis Antonio Tagle, conhecido como “Francisco asiático” pela proximidade de ideais com o papa, gerou polêmica ao cantar a música ‘Imagine’, em um vídeo que viralizou nas redes sociais às vésperas do conclave. A canção, de John Lennon, tem trechos que questionam dogmas católicos.
O vídeo, de 2019, foi publicado por um site católico do Canadá, que descreveu ‘Imagine’ como um “hino ateu que rejeita a religião, o céu e a realeza de Cristo”. O site ainda questiona: “É escândalo ou ignorância?”.
A letra começa com “imagine que não exista paraíso… nenhum inferno sobre nós, acima de nós apenas o céu.” Em outro trecho, Lennon canta: “Nenhuma razão para matar ou morrer e nenhuma religião também.”
A versão apresentada por Tagle foi abreviada e, segundo conhecidos do cardeal ouvidos pelo jornal italiano La Stampa, não contempla trechos que atacam a religião ou o cristianismo. Fontes ouvidas pela imprensa italiana alegam que a publicação das imagens é uma tentativa de opositores de iniciar uma campanha de difamação, uma vez que o “Francisco asiático” é um dos mais cotados nas bolsas de apostas para suceder Francisco.
Historicamente, há uma desavença entre o Canadá e Vaticano. O conflito gira em torno da responsabilidade da Igreja Católica na exploração e abuso de crianças indígenas no Canadá, em escolas residenciais administradas pela Igreja. Muitos bispos canadenses criticam Francisco por não ter emitido um pedido formal de desculpa pelos abusos, em nome da instituição.
O nome de Tagle foi aventado em 2013 no conclave que elegeu Francisco. Ele não foi escolhido, mas, em 2019, o papa o convidou para ocupar um importante posto global no Vaticano, que lhe deu a chance de adquirir experiência no coração da administração central da Igreja, completando suas qualificações como candidato ao papado.
