Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

MUNDO

Cardeal Robert Francis Prevost é eleito novo papa e adota o nome de Leão XIV

Publicado em

O Vaticano anunciou, na tarde desta quinta-feira (8), a escolha do cardeal norte-americano Robert Francis Prevost como novo líder da Igreja Católica. Aos 67 anos, ele se torna o 267º papa da história e o primeiro cidadão dos Estados Unidos a ocupar o posto. Ao ser apresentado ao mundo, Prevost revelou que adotará o nome de Leão XIV.

A revelação foi feita às 14h10 (horário local) a partir da Sacada da Sala da Bênção da Basílica de São Pedro, no Vaticano. A tradicional frase “Habemus Papam” foi pronunciada pelo cardeal protodiácono Dominique Mamberti, responsável por oficializar a escolha do novo pontífice diante da multidão que aguardava na Praça de São Pedro.

Continua depois da publicidade

Robert Francis Prevost sucede ao papa Francisco e, segundo fontes do Vaticano, era um colaborador próximo do pontífice argentino. Natural de Chicago, Prevost atuava como prefeito do Dicastério para os Bispos e tinha experiência missionária no Peru, além de trajetória ligada à formação de clérigos e à administração eclesial.

A fumaça branca, sinalizando a decisão dos cardeais reunidos no conclave, surgiu cerca de uma hora antes do anúncio oficial. Fiéis de diferentes partes do mundo, incluindo Brasil, México, Espanha e Argentina, estavam reunidos na praça e celebraram a escolha do novo papa com bandeiras e cantos.

Continua depois da publicidade

Com a escolha do nome Leão XIV, Prevost se alinha à tradição de papas que adotaram nomes inspirados em figuras anteriores. O último pontífice com esse nome foi Leão XIII, que esteve à frente da Igreja entre 1878 e 1903.

A eleição do novo papa ocorre em um momento de transição para a Igreja Católica, que se prepara para os desafios contemporâneos com foco em diálogo, reformas internas e questões sociais globais.

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement