RIO BRANCO
Operação conjunta utiliza helicóptero para fiscalizar monitorados em casas noturnas no Acre

Na madrugada de sábado para domingo (10 para 11 de maio), uma operação integrada envolvendo o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (IAPEN), a Polícia Penal, o Grupo Especial de Operações em Fronteira e o Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER) utilizou um helicóptero para fiscalizar pessoas monitoradas eletronicamente em casas noturnas de Rio Branco.
A Divisão de Monitoramento Eletrônico (DME) do IAPEN liderou a ação, que se baseou em um sistema de alerta prévio. Antes da operação, os indivíduos monitorados receberam um sinal sonoro em suas tornozeleiras eletrônicas e tentativas de contato telefônico foram realizadas. Aqueles que não atenderam às ligações e foram localizados em locais proibidos, como casas noturnas, foram abordados pelas equipes.
Os monitorados em descumprimento das regras receberam orientações sobre as restrições impostas pela monitoração eletrônica. A assessoria do IAPEN informou que esses casos geram relatórios encaminhados ao Poder Judiciário, que decidirá sobre as sanções a serem aplicadas. O uso do helicóptero demonstra a eficiência e o alcance da operação, permitindo uma fiscalização mais ampla e eficaz. A ação reforça o compromisso das autoridades acreanas em garantir o cumprimento das medidas judiciais e a segurança pública.
