Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

GERAL

STF tem unanimidade para condenar Carla Zambelli em caso de invasão ao sistema do CNJ

Publicado em

Carla Zambelli Foto: Zeca Ribeiro/Agência Câmara / Estadão

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou, por unanimidade, a deputada federal Carla Zambelli (PL) e o hacker Walter Delgatti por envolvimento na invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O último a votar e seguir o relator, Alexandre de Moraes, foi Luiz Fux.

A pena de Zambelli é de 10 anos de prisão, inicialmente em regime fechado, além de perda do mandato e inelegibilidade. Delgatti, por sua vez, foi condenado a oito anos e dez meses de reclusão.

Continua depois da publicidade

Moraes também impôs o pagamento de R$ 2 milhões a ambos ‘a título de danos materiais e morais coletivos’.

Além de Fux, os ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin e Cármen Lúcia seguiram o voto do relator.

Continua depois da publicidade

Relembre o caso 

Em maio de 2024, a Primeira Turma do STF, composta pelos ministros Alexandre de Moraes, relator do caso, Cármen Lúcia, Luiz Fux, Cristiano Zanin e Flávio Dino acolheu a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

De acordo com a acusação do Ministério Público, Zambelli teria coordenado a invasão aos sistemas do Poder Judiciário com o objetivo de manipular dados oficiais.”Delgatti, por sua vez, seria o executor direto da ação criminosa, que teria ocorrido entre agosto de 2022 e janeiro de 2023.

Continua depois da publicidade

A PGR pediu a condenação da deputada e do hacker pelos crimes de invasão de dispositivo informático e por falsidade ideológica.

 

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement