POLÍTICA
Mustafá sugere afastamento antecipado de secretários que desejem participar do pleito eleitoral e recebe apoio de parlamentares

Durante sua fala na tribuna, na última sessão desta semana, na quinta-feira, 22, o vereador Márcio Mustafá levantou uma questão pertinente na Câmara e teve o apoio da maioria dos colegas vereadores.
Segundo ele, o objetivo da medida seria preservar a lisura do processo eleitoral, evitando que o uso da máquina pública favoreça eventuais candidaturas.
A sugestão é que os atuais secretários municipais que têm pretensões eleitorais se afastem dos cargos antecipadamente.
“Se houver interesse real em disputar as eleições, que os secretários tenham a responsabilidade de se afastar antecipadamente. Isso evita a contaminação do processo eleitoral e garante igualdade de condições entre os candidatos”, explicou Mustafá.
Márcio Mustafá (PSDB) anunciou que irá protocolar um requerimento solicitando ao Poder Executivo que secretários municipais com pretensões de disputar as eleições de 2026 peçam exoneração de seus cargos com pelo menos um ano de antecedência do pleito.
Os vereadores Leoncio Castro (PSDB), vice-presidente da Câmara, João Paulo (Podemos), Samir Bestene (PP) e Aiache (PP) endossaram a iniciativa de Mustafá e reforçaram a importância da ética e da transparência no processo eleitoral, evitando favorecimentos com o uso da máquina pública.
Caso o requerimento seja aprovado e acatado pelo Executivo, a medida poderá se tornar uma diretriz moral e administrativa para a atual gestão, embora não tenha força de lei para obrigar o afastamento antecipado.
