Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

MUNDO

Trump afirma que dobrará as tarifas do aço para 50%; Brasil é um dos principais atingidos

Publicado em

Presidente dos EUA, Donald Trump, na Casa Branca Foto: Evelyn Rockstein / Reuters

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira, 30, que aumentará as tarifas do aço em 25%, totalizando uma taxa de 50%, com o objetivo de proteger a indústria siderúrgica local. A medida, caso confirmada, atingirá a indústria brasileira, uma das principais fornecedoras para os EUA.

“Não vamos permitir que aço seja vendido no exterior sem a devida proteção. As taxas protegem o aço dos EUA contra dumping. Ninguém vai evitá-las”, disse ele em discurso na fábrica da US Steel em Pittsburgh.

Continua depois da publicidade

Segundo ele, o próprio CEO da US Steel pediu a ajuda do republicano para salvar a empresa. “China estava inundando o mercado de aço dos EUA”, pontuou Trump, “evitaremos o aço de baixa qualidade de Xangai”.

À respeito do acordo da gigante de aço americana com a Nippon Steel, o presidente comemorou que a US Steel permanecerá nos EUA e enfatizou que o Japão será um excelente parceiro e aliado.

Continua depois da publicidade

“Nippon insistiu muito no controle da US Steel, mas nós a manteremos. Eles também investirão 2,2 bilhões para aumentar a produção nos EUA”, acrescentou.

Ainda sobre a parceria, Trump confirmou que a Nippon Steel investirá US$ 14 bilhões na US Steel e que todos os trabalhadores siderúrgicos americanos manterão seus empregos.

 

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement