Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

RIO BRANCO

Acre apresenta terceira pior taxa de frequência no ensino médio, segundo IBGE

Publicado em

O Acre enfrenta uma situação preocupante na educação. De acordo com dados recém-divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado ocupa a 25ª posição no ranking nacional da Taxa de Frequência Líquida do Ensino Médio, com apenas 63,1% dos jovens entre 15 e 17 anos matriculados na etapa correta da educação básica. Este índice coloca o Acre à frente apenas do Rio Grande do Norte e do Pará neste indicador crucial do pilar de Educação do Ranking de Competitividade dos Estados.

A Taxa de Frequência Líquida mede a proporção de adolescentes na idade adequada que estão efetivamente matriculados no Ensino Médio, servindo como um importante indicador da eficácia das políticas educacionais e do acesso à educação na faixa etária correta. A baixa taxa registrada no Acre sinaliza a necessidade urgente de ações para melhorar o acesso e a permanência dos jovens na escola.

Continua depois da publicidade

A disparidade com estados que apresentam melhores desempenhos é significativa. Enquanto o Acre registra 63,1%, São Paulo lidera o ranking com 84,6%, seguido pelo Ceará (83,6%) e Minas Gerais (79,3%). Esta grande diferença destaca a necessidade de investimentos e de políticas públicas mais eficazes para garantir o direito à educação para os jovens acreanos e melhorar a competitividade do estado. A busca por soluções para reverter este quadro crítico deve ser uma prioridade para as autoridades locais e para a sociedade como um todo.

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement