ESPORTES
Corinthians afasta gerente da Neo Química Arena após suposto caso de assédio moral; entenda

Na última sexta-feira, o Corinthians afastou Lucio Blanco, gerente de arrecadação da Neo Química Arena, que administrava o espaço desde 2021. A decisão foi feita logo após a Polícia Civil de São Paulo ter instaurado inquérito para apurar denúncias de assédio moral de Blanco contra uma funcionária do clube. A informação foi trazida pelo UOL.
“O Sport Club Corinthians Paulista informa por meio de seu presidente em exercício, Osmar Stabile, que tomou conhecimento do caso, afastou o funcionário de suas atribuições nesta sexta-feira (6) e instaurará procedimento investigatório interno para a apuração minuciosa dos fatos”, informou o clube – leia na íntegra a nota abaixo.
A gestão interina do clube pós-impeachment, chefiada por Osmar Stabile, decidiu iniciar uma investigação interna sobre o caso. O gerente afastado, por sua vez, disse ao UOL que só irá se manifestar ao fim dessas investigações.
Gabriela Rosa Torres, coordenadora de atendimento do estádio, é a funcionária a qual Blanco teria cometido o assédio moral. Segundo Boletim de Ocorrência de março deste ano, ela relatou alguns episódios de “violência psicológica contra a mulher”, que teriam ocorrido no ano passado. Entre eles, “insultos”, “gritos” e “tratamento agressivo” do chefe do setor.
Um dos episódios teria sido quando Lucio obrigou a funcionária a liberar 57 pessoas sem ingressos para ingressar no camarote “Fielzone”. Ao discordar, Gabriela teria sido tratada “de forma agressiva, com gritos e insultos”, o que acabou gerando até um pedido de licença por saúde.
De acordo com a matéria do UOL, a funcionária até chegou a denunciar os casos para o próprio Corinthians. Marcelo Mariano, ex-diretor administrativo, teria sido procurado por Gabriela em setembro de 2024, mas não tomou nenhuma providência. Os órgãos internos começaram a investigar, mas estagnaram quando chegaram ao departamento de recursos humanos.
Além de Gabriela, outras três mulheres reclamaram de Lucio Blanco entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024, apontando um padrão de perseguição do gerente afastado.
Lucio Blanco viveu duas passagens pelo Corinthians. A primeira durou de 2000 até 2018. A segunda, desde 2021, ainda estava vigente. Inclusive, ele é um dos responsáveis por implementar a sistemática do Fiel Torcedor, programa de sócios-torcedores de comercialização de ingressos. O profissional era responsável pela Neo Química Arena e confirmou a troca de gramado do estádio no início deste ano.
Confira a nota do Corinthians sobre o suposto caso de assédio moral
O Sport Club Corinthians Paulista informa por meio de seu presidente em exercício, Osmar Stabile, que tomou conhecimento do caso, afastou o funcionário de suas atribuições nesta sexta-feira (6) e instaurará procedimento investigatório interno para a apuração minuciosa dos fatos.
Se comprovados, comportamentos semelhantes de quaisquer colaboradores do Corinthians não serão tolerados pela atual gestão.
O clube investiga, ainda, quais os canais de amparo aos funcionários foram acionados e os motivos pelos quais as denúncias do referente caso não foram levadas adiante.
