Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

GERAL

Com nova alta, Brasil tem segunda maior taxa de juros reais do mundo

Publicado em

Foto: Seu Crédito Digital

Após a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de aumentar a taxa básica de juros (Selic) em 0,25 ponto percentual, o Brasil avançou uma posição no ranking global de juros reais, a taxa de juros descontada a inflação, e agora ocupa o segundo lugar, atrás somente da Turquia.

Na reunião desta quarta-feira, dia 18, o Copom elevou a Selic de 14,75% para 15% ao ano. É o nível mais alto registrado no país desde maio de 2006, quando a taxa estava em 15,25% ao ano. Todos os diretores do Banco Central votaram de forma unânime pela nova alta, que também marcou uma desaceleração no ritmo de elevação: em maio, o aumento havia sido de 0,5 ponto percentual, depois de três elevações seguidas de 1 ponto.

Continua depois da publicidade

Com o ajuste, os juros reais do Brasil subiram de 8,65% para 9,53% ao ano, conforme cálculo do Portal MoneYou e da Lev Intelligence. O levantamento considerou a projeção de inflação de 5,25% para os próximos 12 meses, segundo o último Boletim Focus do Banco Central, e a estimativa do juro de mercado.

No topo do ranking segue a Turquia, com taxa real de 14,44% ao ano. O Brasil aparece à frente de países como Rússia (7,63%), Argentina (6,70%) e África do Sul (5,54%). A média global dos juros reais, segundo o levantamento que analisou 40 países, é de 1,67% ao ano.

Continua depois da publicidade

Em termos nominais, sem descontar a inflação, a Selic mantém o Brasil no quarto lugar mundial, superando Colômbia, México e África do Sul, mas ainda abaixo de Turquia, Argentina e Rússia.

 

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement