RIO BRANCO
Creches de Rio Branco ganham elogios de especialista da USP

Rio Branco se destaca na educação infantil com um modelo de creches que integra a cultura amazônica às práticas pedagógicas, recebendo elogios de especialistas nacionais. A doutora Beatriz Ferraz, especialista em Educação pela USP, após visitar as creches municipais do bairro Cidade do Povo, elogiou a iniciativa, destacando a valorização das características culturais locais como um diferencial crucial no desenvolvimento infantil.
Acompanhada pelo secretário municipal de Educação, Alysson Bestene, a pesquisadora observou a utilização de elementos culturais amazônicos como forma de criar um ambiente acolhedor e familiar para as crianças. A presença de redes nos berçários, por exemplo, reproduz o ambiente doméstico de muitos bebês acreanos, proporcionando conforto e segurança, facilitando a adaptação e o aprendizado. Este detalhe demonstra uma compreensão profunda das necessidades culturais da comunidade e seu impacto positivo no desenvolvimento infantil.
A integração da cultura local também se manifesta na utilização das hortas escolares. As crianças interagem com as plantas, reconhecendo espécies cultivadas em suas casas, conectando o aprendizado escolar com a experiência familiar. Essa prática pedagógica reforça a identidade cultural das crianças, promovendo um senso de pertencimento e valorizando o conhecimento tradicional. A horta escolar se transforma, assim, em um espaço de aprendizado multidisciplinar, que integra conhecimentos sobre agricultura, nutrição e cultura local.
As creches visitadas, o Centro de Educação Infantil Professor Beline Araújo e o Centro Maria Danila Pompeu, oferecem 370 vagas para crianças de 4 meses a 5 anos, com opções de atendimento em tempo parcial e integral, incluindo berçários. Este investimento na educação infantil reflete o compromisso da prefeitura de Rio Branco, sob a gestão do prefeito Tião Bocalom, em proporcionar um futuro melhor para as crianças acreanas, investindo na base da formação educacional.
A expansão da rede de creches continua, com a construção de novas unidades nos bairros Defesa Civil e Vila Acre, demonstrando a priorização da educação infantil como política pública. A iniciativa de Rio Branco serve como exemplo de como a integração da cultura local à educação pode potencializar o aprendizado e o desenvolvimento das crianças, criando um ambiente escolar mais acolhedor, significativo e conectado com a realidade dos alunos. O modelo demonstra a importância de se considerar o contexto cultural na elaboração de políticas públicas educacionais, garantindo uma educação mais inclusiva e eficaz.
