ESPORTES
F1: Norris garante a pole do GP da Áustria; Bortoleto vai ao Q3 e larga em oitavo

Lando Norris garantiu a pole position do Grande Prêmio da Áustria ao ser o mais rápido na qualificação realizada neste sábado (28) no circuito Red Bull Ring, em Spielberg. O piloto da McLaren marcou 1:03.971s para conquistar a 12ª pole de sua carreira, a terceira da temporada depois de Mônaco.
Charles Leclerc, da Ferrari, completa a primeira fila do grid austríaco na segunda posição. Na terceira fila, novamente um McLaren e um Ferrari: Oscar Piastri parte da P3 e Hamilton da P4.
A terceira fila será formada por George Russell, da Mercedes, e Liam Lawson, da Racing Bulls, na quinta e sexta posição, respectivamente.
Gabriel Bortoleto, da Sauber, terá a companhia de Max Verstappen na quarta fila do grid em sua melhor qualificação do ano. O tetracampeão da Red Bull parte da P7, enquanto o brasileiro larga em oitavo. Em comparação, Nico Hulkenbeg, companheiro de equipe de Bortoleto na Sauber, foi eliminado no Q1 e larga em último.
Kimi Antonelli (Mercedes), em nono, e Pierre Gasly (Alpine), em décimo formam a última fila do grid.
Q1 -18 minutos de pista, os cinco últimos são eliminados
Norris liderava com 1:04.672s, seguido por Verstappen e a dupla da Ferrari: Hamilton à frente de Leclerc. Hadjar intercalou os Ferrari na P5, antes de Antonelli saltar para a quarta posição. Depois das primeiras voltas, Bortoleto era P12 e Hulkenberg P10.
Seis minutos faltando para o fim do Q1, Piastri subiu na tabela e ficou 0.332s atrás de Norris, em segundo, enquanto Bortoleto caiu zona de eliminação em 16º.
A dupla da Sauber foi para mais uma volta rápida e Hulkenberg não melhorou seu tempo. Em contrapartida, Bortoleto ficou 0.601s atrás do líder na quinta posição, mas caiu para sexto quando Albon marcou seu tempo.
Nos minutos finais do Q1, todos os pilotos voltaram à pista para uma nova rodada de voltas rápidas.
Lawson saltou para P3, atrás da dupla da McLaren, indicando que os tempos deviam cair ainda mais. Gasly assumiu a O4 e Bortoleto também melhorou, na P8.
Russell estava entre os eliminados quando abriu sua última volta rápida, suficiente para P11, atrás de Antonelli. Os eliminados foram Stroll, Ocon, Tsunoda, Sainz e Hulkenberg.
Q2 – 15 minutos de pista, os cinco últimos são eliminados
A Ferrari foi a primeira na pista com o sinal verde. Leclerc marcou 1:05.4 e Hamilton 1:05.6, ambos com pneus macios usados.
Hadjar assumiu era segundo quando Lawson marcou 1:05.248s para liderar o Q2. Bortoleto era o oitavo, mas fez sua primeira volta com pneus usados.
Verstappen liderava com 1:05.103s, antes de Piastri marcar 1:04.556 e assumir a P1. Durou pouco. Norris subiu para o topo da tabela de tempos com 1:04.410s.
Hamilton passou por fora da pista na última curva e um princípio de incêndio iniciou na grama. A bandeira vermelha foi agitada e a qualificação interrompida.
Bortoleto marcou 1:04.846s e subiu para P3, mas foi superado por Verstappen por apenas 0.010s.
Leclerc e Hamilton melhoraram seus tempos e subiram para P5 e P6, atrás de Bortoleto. Leclerc ainda fez mais uma volta e subiu para P3. Russell também ficou atrás do brasileiro.
Norris, Piastri, Leclerc, Verstappen e Bortoleto completaram o top 5. Lá atrás, os eliminados foram Alonso, Albon, Hadjar, Colapinto e Bearman.
Q3 – 12 minutos para definição do pole position
Piastri foi o primeiro a marcar tempo para liderar o Q3. Antonelli ficou em segundo, antes de Norris marcar 1:04.268s.
Leclerc intercalou os McLaren em segundo. enquanto Hamilton ficou em quarto, à frente de Russell – que era investigado por saída insegura dos boxes.
Depois das primeiras voltas do Q3, Verstappen era o sexto e Antonelli o sétimo. Bortoleto era o oitavo, quase três décimos mais rápido do que o P9 Gasly. Lawson permaneceu nos boxes nos minutos iniciais e saiu para apenas uma volta rápida.
Uma fila se formou no pit lane quando o cronômetro marcou três minutos para o fim.
Norris melhorou seu tempo para 1:03.971s e ficou com a pole position. Leclerc completa a primeira fila na segunda posição.
Pistri e Hamilton, na P3 e P4, formam a segunda fila do grid austríaco. A terceira fila terá Russell em quinto e Lawson em sexto.
Verstappen e Bortoleto completam a quarta fila do grid na melhora classificação do braasileiro, na oitava posição. Antonelli e Gasly, que rodou na última curva em sua segunda tentativa, completam os 10 primeiros do grid.
Confira o grid de largada do GP da Áustria:
1) Lando Norris (McLaren/Mercedes), 1’03.971
2) Charles Leclerc (Ferrari), 1’04.492
3) Oscar Piastri (McLaren/Mercedes), 1’04.554
4) Lewis Hamilton (Ferrari), 1’04.582
5) George Russell (Mercedes), 1’04.763
6) Liam Lawson (Racing Bulls/Honda RBPT), 1’04.926
7) Max Verstappen (Red Bull/Honda RBPT), 1’04.929
8) Gabriel Bortoleto (Sauber/Ferrari), 1’05.132
9) Kimi Antonelli (Mercedes), 1’05.276
10) Pierre Gasly (Alpine/Renault), 1’05.649
11) Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes), 1’05.128
12) Alexander Albon (Williams/Mercedes), 1’05.205
13) Isack Hadjar (Racing Bulls/Honda RBPT), 1’05.226
14) Franco Colapinto (Alpine/Renault), 1’05.288
15) Oliver Bearman (Haas/Ferrari), 1’05.312
16) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes), 1’05.329
17) Esteban Ocon (Haas/Ferrari), 1’05.364
18) Yuki Tsunoda (Red Bull/Honda RBPT), 1’05.369
19) Carlos Sainz (Williams/Mercedes), 1’05.582
20) Nico Hülkenberg (Sauber/Ferrari), 1’05.606
