Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

RIO BRANCO

Acre recebe equipe do Ministério da Saúde para conter sarampo

Publicado em

O Ministério da Saúde enviará uma equipe técnica ao Acre na próxima semana para conter o risco de um surto de sarampo. A medida preventiva se justifica pela baixa cobertura vacinal, especialmente da segunda dose da vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. Embora a primeira dose tenha atingido 96,67% de cobertura em crianças, a segunda dose apresenta apenas 70,32%, um índice significativamente abaixo dos 95% recomendados para imunidade de grupo. A situação se agrava com a recente ocorrência de sarampo em países vizinhos, como Bolívia e Peru, aumentando o risco de transmissão transfronteiriça.

Renata Quiles, coordenadora estadual do Programa Nacional de Imunizações (PNI), destaca a urgência da situação. “A presença da equipe do Ministério reforça a gravidade do problema. Com casos de sarampo na Bolívia e Peru, a situação ideal seria termos coberturas vacinais adequadas. Apesar da boa cobertura da primeira dose em crianças menores de dois anos, a segunda dose permanece abaixo da meta, e muitos jovens adultos desconhecem seu status vacinal. O sarampo é altamente contagioso e pode causar sequelas graves ou até a morte, sendo a vacinação a forma mais segura e eficaz de prevenção”, alerta Quiles.

A força-tarefa do Ministério da Saúde concentrará seus esforços iniciais nos municípios de fronteira, áreas de maior vulnerabilidade à circulação do vírus. A vacinação continua disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do estado. A recomendação é que pais, responsáveis e adultos jovens confirmem a completude de seu esquema vacinal, garantindo sua proteção e contribuindo para a imunidade coletiva, crucial para evitar um surto de sarampo no Acre.

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement