Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

RIO BRANCO

Sinal analógico de TV será desligado em 8 cidades do Acre até o final de 2025

Publicado em

O Ministério das Comunicações definiu o dia 30 de dezembro de 2025 como prazo final para o desligamento do sinal analógico de televisão em oito municípios do Acre. A medida, oficializada pela Portaria nº 18.775/2025, publicada no Diário Oficial da União (DOU), visa modernizar a transmissão televisiva e liberar frequências para a tecnologia 5G.

A partir de 2026, os moradores de Cruzeiro do Sul, Feijó, Jordão, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Santa Rosa do Purus, Sena Madureira e Tarauacá só poderão assistir à programação televisiva por meio do sinal digital. As emissoras que ainda operam com a tecnologia analógica deverão migrar para o sistema digital até o prazo estabelecido.

Continua depois da publicidade

A portaria também determina que as emissoras que ainda não possuem autorização para operar no sinal digital têm até 30 de setembro de 2025 para manifestar interesse em continuar transmitindo com a nova tecnologia. Caso contrário, poderão ter suas licenças suspensas.

A transição para o sinal digital faz parte de um plano nacional que teve início há quase dez anos. O objetivo é oferecer maior qualidade de imagem e som aos telespectadores e liberar a faixa de frequência utilizada pela TV analógica para a expansão da internet móvel 5G no país. A medida representa um avanço tecnológico importante para o Acre, alinhando o estado às novas tendências da comunicação e impulsionando o desenvolvimento de novos serviços de telecomunicações.

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement