Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

RIO BRANCO

Inflação em Rio Branco dispara em junho, puxada por cinema e energia elétrica

Publicado em

Rio Branco liderou o ranking nacional de inflação entre as capitais brasileiras em junho de 2025, registrando um aumento de 0,64% no IPCA, segundo dados divulgados pelo IBGE. Este resultado foi impulsionado principalmente por reajustes significativos nos preços de ingressos de cinema (77,22%) e energia elétrica.

De acordo com análise do economista Rublicleis Gomes (Ufac), esses dois itens foram os principais responsáveis pela alta, contribuindo com 0,238 pontos percentuais (cinema) e 0,231 pontos percentuais (energia), respectivamente. Excluindo esses fatores, a inflação em Rio Branco teria sido de apenas 0,17%.

Continua depois da publicidade

Embora limão (12,04%) e mamão (11,63%) também tenham apresentado aumentos expressivos, seu impacto no índice geral foi menor. Apesar da queda no Índice de Difusão Inflacionária (IDI) em junho, indicando redução na disseminação dos reajustes, o núcleo da inflação (que desconsidera variações pontuais) permaneceu alto, sugerindo uma pressão inflacionária persistente, ainda que moderada.

Para Gomes, a inflação de Rio Branco em junho reflete tanto fatores locais, como os aumentos de energia e ingressos de cinema, quanto uma pressão inflacionária mais ampla, porém contida, evidenciada pelos dados do IDI e do núcleo de inflação.

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement