POLÍTICA
Deputada Socorro Neri articula inclusão do “fator amazônico” no Plano Nacional de Educação

A deputada federal Socorro Neri liderou uma reunião crucial nesta terça-feira (15) com o relator da Comissão Especial do Plano Nacional de Educação (PNE), deputado Moses Rodrigues. O objetivo principal foi apresentar as demandas específicas da região amazônica para o novo PNE, que entrará em vigor a partir de 2026. O encontro, que contou com a presença de representantes do Acre e de outros estados da Amazônia Legal, focou na inclusão do “fator amazônico” – um reconhecimento das particularidades e desigualdades que afetam a educação no campo, nas águas, nas florestas e em comunidades indígenas da região.
Socorro Neri defendeu a necessidade de um modelo de financiamento diferenciado para garantir a qualidade e dignidade da educação em áreas de difícil acesso na Amazônia. Ela argumentou que os desafios logísticos e as especificidades culturais da região exigem recursos e estratégias distintas daquelas aplicadas em outras áreas do país.
O secretário de Educação do Acre, Aberson Carvalho, reforçou a urgência de se considerar as desigualdades históricas da região no novo PNE, alertando para a necessidade de políticas públicas que atendam às reais necessidades das comunidades amazônicas e não apenas às de centros urbanos.
O relator Moses Rodrigues se comprometeu a dialogar com os parlamentares da região amazônica e com a equipe técnica da Câmara dos Deputados para buscar soluções práticas para os desafios específicos da região. Ele reconheceu a importância de considerar as particularidades da Amazônia na formulação do novo PNE.
A reunião contou com a participação de representantes de diversos órgãos governamentais e entidades ligadas à educação dos estados do Acre, Amapá e Tocantins, além do município de Rio Branco e Feijó (AC), demonstrando um esforço conjunto para garantir que a voz da Amazônia seja ouvida e atendida no novo Plano Nacional de Educação. A expectativa é que o “fator amazônico” seja devidamente considerado, assegurando uma educação de qualidade e inclusiva para todas as comunidades da região.
