Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

GERAL

Fundação Garibaldi Brasil e Prefeitura de Rio Branco abandonam Centro Cultural Lydia Hammes na Baixada da Sobral, e prédio corre risco de desabar

Publicado em

O Centro Cultural Lydia Hammes, localizado na Rua Rio Grande do Sul, no bairro Aeroporto Velho, região da Baixada da Sobral, em Rio Branco (AC), teve as portas fechadas em janeiro de 2023, logo após o fim da pandemia, devido ao risco de desabamento.

Na ocasião, a reportagem conversou com funcionários da Fundação Garibaldi Brasil (FGB), que revelaram que a instituição não dispunha de recursos financeiros para realizar uma reforma, nem mesmo para intervenções paliativas. Como consequência, centenas de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos que eram beneficiados pelas atividades culturais oferecidas no local ficaram sem acesso às ações de inclusão e lazer.

Continua depois da publicidade

O abandono do espaço cultural tem gerado revolta na comunidade, que hoje carece de opções de convivência e lazer na região. A prefeitura chegou a prometer a reforma do Centro Cultural, mas a promessa nunca saiu do papel.

Tanto o prefeito Tião Bocalom (PL) quanto o atual presidente da Fundação Garibaldi Brasil, Klowsbey Pereira, têm demonstrado descaso com a situação e, segundo moradores, parecem aguardar que parte da estrutura da torre desabe para justificar a demolição definitiva do prédio.

Continua depois da publicidade

A equipe do Na Hora da Notícia esteve no local e constatou o completo abandono por parte do poder público, confirmando o que já havia sido relatado por servidores da instituição: a FGB não dispõe de recursos para realizar a reforma do espaço.

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement