Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

RIO BRANCO

Acre monitora sete casos suspeitos de sarampo; Estado está livre da doença há 25 anos

Publicado em

O Acre está em alerta. Apesar de não registrar casos confirmados de sarampo desde o ano 2000, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) investiga atualmente sete casos suspeitos da doença. Este alerta vem em meio ao aumento significativo de casos na Bolívia, país vizinho que enfrenta um surto, com mais de 1.300 casos sob investigação.

Situação Atual:

Continua depois da publicidade

-Casos Notificados: 27

-Casos Descartados: 20

Continua depois da publicidade

-Casos em Investigação: 7 (distribuídos em Acrelândia, Anúncio, Porto Acre, Cruzeiro do Sul, Rio Branco e Brasiléia)

A Sesacre reforça a importância da vigilância epidemiológica e do monitoramento contínuo da situação. A rápida investigação dos casos suspeitos é crucial para conter qualquer possível surto.

Medidas preventivas:

Continua depois da publicidade

Embora a vacinação contra o sarampo seja amplamente eficaz, a proximidade com a Bolívia, que enfrenta um surto, aumenta o risco de importação da doença para o Acre. A Sesacre recomenda:

-Verificação do Cartão de Vacinação: Confirme se você e seus familiares estão com as vacinas contra o sarampo em dia.

Continua depois da publicidade

-Busca por Atendimento Médico: Procure atendimento médico imediatamente se apresentar sintomas como febre alta, tosse, coriza, manchas vermelhas na pele e pequenas manchas brancas na mucosa bucal.

A melhor forma de prevenção contra o sarampo é a vacinação. A Sesacre reforça a importância da imunização completa, principalmente em crianças. A vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) é segura e eficaz.

Embora o Acre mantenha seu histórico de 25 anos sem casos confirmados de sarampo, a vigilância epidemiológica e a conscientização da população são fundamentais para evitar a reintrodução da doença. A colaboração da população com a notificação de casos suspeitos é crucial para garantir a saúde pública do estado.

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement