ESPORTES
Lucas Chumbo ‘vibra’ com ondas gigantes após passagem de ciclone extratropical em SC: ‘Força assustadora’

A passagem de um ciclone extratropical pelo litoral de Santa Catarina proporcionou as condições ideais para o surfe de ondas gigantes na Laje da Jagua, em Jaguaruna, e atraiu nomes da elite da modalidade, como Lucas Chumbo, hexacampeão do Desafio Gigantes de Nazaré, em Portugal.
O surfista, inclusive, chegou a interromper uma viagem em família para aproveitar as condições do mar catarinense. Ele estava no sul da Bahia, viajou 22 horas de carro até o Rio de Janeiro, onde embarcou em um avião até Santa Catarina.
Chumbo caiu no mar pela primeira vez na terça-feira, 29, mas o vento não colaborou. No entanto, foi surpreendido por ondas de quase 10 metros de altura na quarta-feira, 30, na praia que é considerada a ‘Nazaré brasileira’.
“Um swell diferenciado que tremeu a costa brasileira com uma força assustadora”, escreveu o surfista em uma publicação nas redes sociais, onde compartilhou registros das ondas gigantes.
Jaguaruna detém o título de Capital Nacional da Maior Onda do Brasil desde 2022. A região é favorável a ondas gigantes graças a uma formação rochosa submarina, a Laje da Jagua, que pode formar ondulações de até 15 metros de altura.
O título extraoficial de ‘Nazaré brasileira’ faz referência à praia de Nazaré, em Portugal, que atrai surfistas de ondas gigantes de todo o mundo.
