CIDADES
Polícia Federal desmascara esquema de desvio de combustível na Saúde Indígena do Pará

A Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Fluxo Legal Ilegal em Redenção, sul do Pará, para investigar um esquema de desvio de combustíveis da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), especificamente do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Kaiapó. A operação, realizada na sexta-feira (1º), cumpriu quatro mandados de busca e apreensão, incluindo a sede do DSEI Kaiapó.
A investigação teve início a partir de denúncia anônima que apontava o uso irregular de cartões de abastecimento destinados às viaturas oficiais da Sesai. Segundo a denúncia, esses cartões estariam sendo utilizados para abastecer veículos particulares, muitos deles em péssimo estado de conservação, baixados ou até mesmo sucateados.
A PF apreendeu materiais e mídias durante as buscas que serão analisados para determinar a extensão do esquema e identificar os responsáveis. Os indícios apontam para um desvio de recursos públicos, e a investigação buscará mensurar o prejuízo causado aos cofres federais.
A operação demonstra o compromisso da PF em combater crimes contra a administração pública e garantir a transparência na utilização dos recursos destinados à saúde indígena. A investigação está em andamento, e novas fases da operação não estão descartadas, indicando que a PF seguirá apurando a fundo este caso de desvio de recursos públicos.
