Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

POLÍTICA

Viagem proibida aos EUA, passaporte diplomático e vídeo na Disney: o que levou Moraes mandar Do Val usar tornozeleira

Publicado em

Ao chegar de uma viagem proibida aos Estados Unidos, nesta segunda-feira, 4, o senador Marcos do Val (Podemos-ES) foi parado pela Polícia Federal e passará a usar uma tornozeleira eletrônica. A medida foi tomada após o parlamentar descumprir medidas cautelares estabelecidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Veja a linha do tempo do que levou Marcos do Val a usar tornozeleira eletrônica:

Continua depois da publicidade

Passaporte apreendido

Marcos do Val estava com o passaporte apreendido desde uma determinação do ministro Alexandre de Moraes, do STF, feita em agosto de 2024. O senador é alvo de investigações no STF. A apreensão do passaporte ocorreu no âmbito de um inquérito que apura intimidações a delegados da Polícia Federal.

Continua depois da publicidade

No entanto, o passaporte diplomático de Do Val não foi apreendido, porque estaria em seu gabinete em Brasília. Na ocasião, a PF cumpriu mandados apenas em endereços vinculados ao senador em Vitória.

Pedido de viagem negado

Em fevereiro, a defesa de Marcos do Val entrou com um recurso no STF pedindo a devolução do passaporte, o que foi rejeitado pela Primeira Turma da Corte.

Continua depois da publicidade

Meses depois, em 15 de julho, a defesa enviou ao STF um requerimento pedindo a autorização de uma viagem em família aos EUA, o que foi negado por Moraes.

  • Vídeo na Disney

Ainda assim, do Val realizou a viagem para a Disney e publicou um vídeo no exterior. “Não estou aqui fugindo, estou curtindo e dando atenção à minha filha no parque Universal Orlando. Alexandre de Moraes recebeu com 15 dias de antecedência informações de onde eu estaria, qual era o meu voo, o hotel que eu estou e até os ingressos que eu comprei”, afirmou o senador em vídeo gravado no fim de julho nos Estados Unidos.

Ele usou o passaporte diplomático que não fora apreendido para realizar a viagem.

Quem é Marcos Do Val?

Em julho de 2022, Do Val disse ao jornal O Estado de S. Paulo que recebeu R$ 50 milhões em emendas do orçamento secreto como contrapartida do apoio à campanha de Rodrigo Pacheco (PSD-MG) à presidência do Senado em fevereiro de 2021.

Em fevereiro de 2023, Do Val revelou ter recebido do ex-deputado federal Daniel Silveira a proposta de grampear uma conversa com Alexandre de Moraes. O objetivo da gravação seria obter do ministro alguma declaração que comprometer a lisura das eleições de 2022, durante a qual Moraes serviu como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Quatro meses depois, em junho, Do Val foi alvo de uma operação da PF por divulgar documentos sigilosos da Abin. As redes sociais do parlamentar foram restritas.

O senador também é investigado por coordenar ataques contra Flávio Dino, ministro do STF, com quem entrou em embate durante 2023, quando o magistrado era ministro da Justiça do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em um dos embates entre Dino e Do Val, o então ministro da Justiça ironizou o senador: “Se o senhor é da Swat, eu sou dos Vingadores”. (*Com informações do Estadão Conteúdo)

 

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement