POLÍTICA
Lula e Putin conversam por telefone sobre tarifas dos EUA, guerra na Ucrânia e Brics

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone, neste sábado, 9, com o presidente russo Vladimir Putin. A ligação, que durou cerca de 40 minutos, teve como temas as tarifas dos Estados Unidos, o fim da guerra na Ucrânia e o Brics.
“Enfatizei que o Brasil sempre apoiou o diálogo e a busca de uma solução pacífica e que seguimos à disposição para contribuir com o que for necessário, inclusive no âmbito do Grupo de Amigos da Paz, lançado por iniciativa de Brasil e China”, escreveu Lula nas redes sociais.
Os presidentes também discutiram o cenário político e econômico internacional. Na esfera bilateral, reforçaram a intenção de organizar a próxima edição da Comissão de Alto Nível de Cooperação Brasil-Rússia ainda este ano.
O Kremlin acrescentou que Putin “informou ao líder brasileiro os principais resultados de sua recente reunião com o Enviado Especial do Presidente dos EUA, Steven Witkoff”. Putin deve se encontrar com o presidente americano, Donald Trump, no próximo dia 15 no Alasca para tratar do conflito no país europeu.
Antes de finalizar a conversa, o presidente Putin parabenizou o Brasil pelos resultados da Cúpula do BRICS realizada nos dias 6 e 7 de julho no Rio de Janeiro.
