ENTRETENIMENTO
Gilberto Gil fala pela 1ª vez sobre a morte de Preta: ‘Tentando se acostumar com a falta’

Gilberto Gil ‘ainda tenta se acostumar com a falta’ de sua filha Preta Gil, que faleceu em 20 de julho, aos 50 anos, em decorrência de um câncer no intestino. A revelação foi feita em reportagem exibida no Fantástico, neste domingo, 10, Dia dos Pais.
“Estamos naturalmente tristes. Ainda tentando se acostumar com a perda com a falta. Preta era uma menina muito cheia de vida, muito intensa, no sentido afetivo, ao mesmo tempo ela já vinha com um sofrimento prolongado”, iniciou o cantor de 83 anos.
Preta foi diagnosticada com câncer no intestino em 2023. No ano seguinte, a doença se espalhou para outros órgaos até que a cantora decidiu buscar tratamento experimental nos EUA.
Gil contou também que o carinho recebido pelo público também o tem ajudado. “A morte faz parte da vida e a gente segue, né?! […] Tem um lado de bálsamo, de alguma coisa que conforta um pouco, que ajuda a gente a ressistir à dor e ao sofrimento da perda. om Preta a gente teve, de certa forma, tempo para irmos nos acostumando com a ideia [da morte]. O diagnóstico logo de início foi muito duro, as expectativas dela se curar eram pequenas”, explicou.
“Ela viveu uma vida que nos ensina muita coisa. Nos indica direções, escolhas a serem feitas, valores a serem cultivados. Era entusiasta da ideia de viver para que a vida seja melhor – para ela e para todos”, contou Gil. É o que fica dela, além da saudade”, concluiu.
O que aconteceu com Preta Gil?
A cantora Preta Gil morreu no domingo, 20 de julho de 2025, aos 50 anos de idade, em Nova York, nos EUA. Conforme a equipe dela informou ao Terra, a cantora passou mal a caminho do aeroporto. Ela iria voltar ao Brasil. Uma ambulância chegou a ser chamada, mas ela morreu antes de chegar ao hospital.
A cantora recebeu o diagnóstico de câncer de intestino em janeiro de 2023, após passar mal em casa e descobrir um tumor no reto. Em entrevista para o Mais Você (Globo), programa de Ana Maria Braga, naquele ano, Preta detalhou que foi ao hospital depois de sentir sangue escorrendo por suas pernas.
Em maio de 2025, Preta viajou para os Estados Unidos, onde deu início a um novo tratamento, após esgotar as possibilidades disponíveis no Brasil. Apesar das idas e vindas ao hospital, a cantora sempre se mostrou otimista. “Vou voltar curada, se Deus quiser”, disse ela, no Domingão com Huck, antes de deixar o País.
Filha de Gilberto Gil com a empresária Sandra Gadelha, Preta deixou como herdeiro Francisco Gil, de 30 anos, fruto de seu relacionamento com Otávio Muller. O filho é um dos integrantes do grupo musical Gilsons e segue o talento musical da família.
O corpo de Preta Gil (1974-2025) chegou ao Brasil no aeroporto de Guarulhos (SP), foi velada no Theatro Municipal, no Rio de Janeiro, e posteriormente foi cremado no Cemitério da Penitência, no Caju, na Zona Portuária da capital carioca. Em homenagem à Preta, o circuito de carnaval da cidade recebeu seu nome.