ENTRETENIMENTO
Jornalista da GloboNews defende penas menores e direitos humanos a bolsonaristas presos

Em entrevista a Mara Luquet no canal ‘My News’, Fernando Gabeira questionou o rigor das sentenças do Supremo Tribunal Federal contra réus do 8 de janeiro.
“De uma certa forma, eu critiquei a dosagem das penas. As penas, aplicadas às pessoas que foram participantes daquele movimento, não correspondem tanto, no meu entender, a uma justiça. São um pouco acima do que deveriam ser aplicadas.”
Anistiado em 1979 após dez anos de exílio no exterior em consequência de suas ações contra o regime militar, Gabeira sugere que haja alguma benevolência com os manifestantes que invadiram e depredaram os palácios de Brasília.
“Eu acho que os vencedores tinham que ser um pouco mais generosos. Acho que era preciso para pacificar um pouco mais o país, é preciso um pouco também de generosidade dos vencedores.”
Ajuda à “raia miúda”
Fernando Gabeira critica a falta de atenção — inclusive de parlamentares e jornalistas — com as pessoas comuns presas e condenadas por participação no 8 de janeiro.
“Eu acho que eles lutam por anistia de um modo geral, trabalham muito nesse tema, pensam muito no Bolsonaro, que é um homem que tem poder, é profissional, tem filhos profissionais da política, tem excelentes advogados”, afirmou.
“Mas essa raia miúda, anônima, que ficou no processo, ninguém se preocupa muito com ela. Nem a imprensa, que eu acho que deveria se preocupar, no meu entender.”
Esquerdista em defesa de bolsonaristas
O jornalista admite o estranhamento que sua posição pode provocar. Ele sempre foi um militante da esquerda e trabalha na GloboNews, canal de linha editorial progressista, onde a maioria dos âncoras e analistas políticos concorda com o rigor das penas do STF aos condenados pelo 8 de janeiro.
“Para falar isso, ‘nossa, você está defendendo bolsonaristas’, é característica dos direitos humanos. Quando eu defendia a melhoria nas condições da cadeia, diziam ‘você está defendendo bandidos’. É uma coisa que você tem que aceitar e partir para frente.”
Voz da experiência na Globonews
Jornalista desde o fim da década de 1950, o mineiro Fernando Gabeira, 84 anos, começou a trabalhar na GloboNews em 2013. Faz comentários sobre política, segurança pública e meio ambiente em telejornais como o ‘Edição das 18h’ e o ‘Em Pauta’.
Os colegas de emissora o tratam como um oráculo do jornalismo devido à experiência no Congresso Nacional (cumpriu quatro mandatos como deputado federal) e o ativismo pela ecologia e os povos originários.
Apesar da trajetória ligada à esquerda, ele faz frequentes críticas ao presidente Lula, assim como também reprova os extremistas da direita, sempre em tom monocórdico e evitando polemizar.