Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

RIO BRANCO

Alerta no Acre: Três cidades figuram entre as com maiores taxas de gravidez na adolescência no Brasil

Publicado em

Um estudo recente divulgado pela Folha de São Paulo, utilizando dados do IBGE, Ministério da Saúde e Nações Unidas, revela um cenário preocupante no Acre: três municípios do estado estão entre os dez com as maiores taxas de gravidez na adolescência no Brasil em 2022.

Tarauacá ocupa a segunda posição no ranking nacional, com uma taxa alarmante de 12,5 gestações para cada 1.000 meninas de 10 a 14 anos, superada apenas por Pacaraima, em Roraima (15,6 por mil). Brasileia e Sena Madureira também figuram na lista, ocupando o 7º e 9º lugares, com taxas de 10,2 e 9,4 gestações por mil, respectivamente.

Continua depois da publicidade

O levantamento aponta que a Região Norte concentra a maior parte dos casos de gravidez precoce, com oito das dez cidades com os maiores índices localizadas nessa região. Além do Acre e de Roraima, o Amazonas e o Amapá também apresentam municípios no ranking.

Os dados do Sinasc/Datasus revelam que, a cada hora, 44 adolescentes dão à luz no Brasil, sendo que cinco delas têm menos de 15 anos. Em muitos casos, essas gestações estão ligadas a violência sexual, configurando estupro de vulnerável.

Continua depois da publicidade

A gravidez precoce tem um impacto significativo na vida escolar e profissional dessas adolescentes. O IBGE aponta a gestação como a principal causa de evasão escolar feminina na América Latina, e no Brasil, 60% das mães adolescentes não estudam nem trabalham.

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement