Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

GERAL

UFPA se prepara para acolher a “Aldeia COP”: Um encontro global de povos indígenas na COP 30

Publicado em

Belém, Pará – A Universidade Federal do Pará (UFPA) se prepara para transformar seu campus em um vibrante centro de convergência global, ao sediar a “Aldeia COP” durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30). Com previsão de receber mais de 3 mil indígenas de diversas partes do mundo, o espaço se configura como um ponto de encontro estratégico para debates aprofundados e atividades focadas na promoção da justiça climática.

O anúncio foi feito pela ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, durante uma reunião da Comissão Internacional de Povos Indígenas na última sexta-feira (8). A iniciativa promete ser a maior participação indígena já registrada em uma COP, com a expectativa de reunir cerca de 500 representantes brasileiros e 500 estrangeiros credenciados na Zona Azul, além de um número significativo de participantes na Zona Verde e na Cúpula dos Povos.

Continua depois da publicidade

Diante da alta demanda e da necessidade de otimizar o espaço, a Comissão Internacional de Povos Indígenas coordenará o envio de uma lista de participantes. O objetivo é garantir uma representação ampla e qualificada, abrindo caminhos para um diálogo construtivo com representantes de governos e organizações internacionais.

Além dos representantes brasileiros, a “Aldeia COP” espera receber líderes e ativistas de países da bacia amazônica, como Bolívia, Colômbia, Equador, Peru, Suriname, Guiana, Guiana Francesa e Venezuela. Juntos, eles trarão para o centro do debate pautas urgentes sobre as ameaças que pairam sobre seus territórios e o papel crucial dos povos originários no enfrentamento da crise climática global.

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement