Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

RIO BRANCO

Saúde acreana intensifica rastreamento de doenças no Sistema Penitenciário de Rio Branco

Publicado em

Foto: Zayra Amorim/Iapen

Em uma força-tarefa focada na saúde prisional, o governo do Acre, em colaboração com a administração municipal de Rio Branco, realizou uma série de ações preventivas no Complexo Penitenciário da capital. As iniciativas, que ocorreram nos dias 12, 19 e 26 de julho, e 2 e 9 de agosto, tiveram como objetivo principal rastrear e controlar a disseminação de doenças como tuberculose e diversas patologias de pele entre a população carcerária.

A ação conjunta envolveu o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), a Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) e a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco (Semsa), unindo esforços para garantir um atendimento abrangente e eficaz.

Continua depois da publicidade

O médico Oswaldo Leal, um dos coordenadores da ação, enfatizou a importância da iniciativa: “Estamos em um período de alta incidência dessas doenças, e o sistema penitenciário não é exceção. Nossas equipes estão focadas tanto na avaliação de problemas de pele quanto respiratórios, com ênfase na detecção e tratamento da tuberculose. É crucial que os detentos tenham acesso a esse tipo de atendimento dentro da unidade, dada a sua vulnerabilidade. Cuidar dessas pessoas é uma obrigação do Estado e uma responsabilidade da Saúde.”

J. S. L., um detento de 34 anos que recebeu atendimento durante a ação, expressou sua gratidão: “Agradeço a Deus e aos profissionais que vieram até aqui. É muito bom saber que estamos sendo cuidados.”

Continua depois da publicidade

Gabriela Silveira, chefe da Divisão de Saúde do Iapen, avaliou a ação como um sucesso: “Essa iniciativa traz benefícios tanto para os servidores do Iapen quanto para os presos. Unimos forças com a Sesacre, Semsa e a equipe de segurança do Iapen, em um trabalho conjunto que foi grandioso. Agradeço a todos os envolvidos.”

Ainda segundo Gabriela, uma reunião recente entre o Iapen e a Prefeitura de Rio Branco estabeleceu os fluxos de atendimento e a rotina de trabalho, além de identificar as principais necessidades da unidade. O objetivo é garantir a continuidade do atendimento de forma regular e eficiente.

“Reunimos as equipes gestoras do Iapen e da Semsa, juntamente com a coordenação e equipe de saúde da Unidade Básica de Saúde do Complexo Penitenciário de Rio Branco. Este é o início de um novo ciclo, com o objetivo de fortalecer os serviços de saúde dentro do sistema prisional, garantindo maior controle e prevenção de doenças”, concluiu Gabriela.

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement