POLÍTICA
Secretário dos EUA se reuniu com Eduardo após cancelar com Haddad

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) e o blogueiro Paulo Figueiredo através de uma publicação no X confirmaram que se reuniram na última quarta-feira (13/8) com o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent.
No entanto, o líder americano tinha uma reunião marcada com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, no mesmo dia. O encontro com o petista foi desmarcado dois dias antes.
Ao se pronunciar sobre o cancelamento da reunião, Haddad afirmou que a extrema-direita era responsável por fazer uma articulação para impedir as negociações entre Brasil e Estados Unidos. O ministro citou nominalmente o Eduardo Bolsonaro como um dos culpados.
Em publicação nesta sexta-feira (15/8), Eduardo Bolsonaro destacou o encontro com Scott como excelente. “É uma oportunidade única poder falar sobre o Brasil e os Estados Unidos com alguém tão bem preparado. Obrigado, Scott Bessent, pela sua receptividade e disponibilidade. Que os laços de amizade entre o Brasil e os EUA se fortaleçam ainda mais”, destacou.
Banho de água fria
O cancelamento da reunião com Scott foi um banho de água fria no governo federal, que busca um encontro com os representantes norte-americanos desde o anúncio das tarifas de 50% impostas pelo presidente Trump.
O ministro Haddad disse que a reunião, que seria virtual, foi cancelada e ainda não foi remarcada. “Argumentaram que falta de agenda. Uma situação bem inusitada”, disse Haddad, em entrevista para GloboNews na última segunda-feira (11/8). De acordo com ele, a reunião foi desmarcada via e-mail.
Haddad avaliou que a situação do Brasil é diferente dos outros países que também foram afetados pelas tarifas de Trump. “Porque aqui tem uma força política que está fazendo uma antidemocracia”, disse.
“O Eduardo [Bolsonaro, deputado federal] publicamente deu uma entrevista dizendo que ia procurar inibir esse tipo de contato entre os dois governos, porque o que estava em causa não era a questão comercial, ele deixou claro isso em uma entrevista pública”, afirmou Haddad.


Motoristas da Ricco buscam apoio na Câmara Municipal por reajuste salarial

Incêndio em banheiros químicos na Esplanada durante julgamento no STF eleva tensão em Brasília

Câmara Criminal mantém condenação do “Maníaco do Horto” por tentativa de estupro

CNU convoca segunda turma para formação em nove cargos estratégicos
