MUNDO
Putin liga para Lula após reunião com Trump; Planalto pede solução pacífica para a guerra

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, telefonou para o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta segunda-feira, 18. A informação foi divulgada pelo Palácio do Planalto. Os dois chefes de Estado conversaram por cerca de 30 minutos, e, neste tempo, Putin compartilhou detalhes de sua reunião com o presidente norte-americano Donald Trump, ocorrida na semana passada, no Alasca.
“Após abordar os diversos temas discutidos com o presidente Trump, Putin reconheceu o envolvimento do Brasil com o Grupo de Amigos da Paz, iniciativa conjunta com a China”, afirma a nota do Planalto. O grupo em questão foi formado em 2024, por Brasil, China e outros 11 países, com o intuito de apoiar os esforços globais para se alcançar a paz.
Lula agradeceu o telefonema de Putin e reafirmou o apoio do Brasil a uma solução pacífica para o conflito entre Rússia e Ucrânia. O presidente brasileiro também desejou sucesso às continuadas negociações.
Encontro entre Putin e Trump
Na reunião entre Trump e Putin na última sexta-feira, 15, as expectativas eram de que fossem discutidas ações para o fim da guerra da Rússia contra a Ucrânia, mas os dois líderes saíram do encontro sem resolver o impasse.
“Tivemos uma reunião muito produtiva. Temos muitos pontos nos quais concordamos. Alguns grandes ainda não chegaram lá, mas tivemos avanço. Então, não há acordo até que haja um acordo. Eu vou ligar para a OTAN em breve e vou ligar para as pessoas que considero apropriadas. Eu vou ligar para o presidente Zelensky e falar sobre a reunião de hoje”, disse Trump em um discurso após a reunião, que aconteceu a portas fechadas.
O presidente norte-americano já marcou um encontro com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, que acontecerá nesta segunda-feira, 18, também nos Estados Unidos.