Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

MUNDO

Trump: Ucrânia terá “muito território”, mas sem a “segurança” da Otan

Publicado em

Chip Somodevilla/Getty Images

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deu detalhes sobre a partilha dos territórios ucranianos atualmente ocupados pela Rússia, após a cúpula dessa segunda-feira (18/8), que reuniu o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e líderes europeus na Casa Branca, em Washington D.C.

À rede de TV Fox News Trump afirmou, nesta terça-feira (19/8), que a Ucrânia ficará “com muito território”, em referência às regiões atualmente ocupadas por tropas russas, mas não especificou quais.

Sobre as garantias de que a Ucrânia não volte a ser atacada – pedido dos líderes europeus na reunião dessa segunda, na Casa Branca –, o líder norte-americano afirmou que “haverá algum tipo de segurança, mas não (nos moldes) da Otan”.

O presidente ucraniano, por sua vez, tem dito que não aceitará negociar nenhum de seus territórios com Moscou, condição imposta pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin, para um acordo de paz.

Continua depois da publicidade

Trump também afirmou na entrevista não ter certeza de que Putin vai querer fechar o acordo de paz e que saberá disso “nas próximas duas semanas”.

“Vamos descobrir mais sobre o presidente Putin nas próximas semanas. É possível que ele não queira fechar um acordo”, disse Trump, acrescentando que o líder russo enfrentaria uma “situação difícil” se não fosse esse o caso.

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement