POLÍTICA
Pesquisa Quaest revela aumento do medo de retorno de Bolsonaro; Lula ainda preocupa parte dos eleitores

Brasília, DF – Uma pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (21) revela que o cenário político brasileiro permanece polarizado e carregado de apreensão. De acordo com o levantamento, 47% dos entrevistados expressaram maior receio em relação a um possível retorno de Jair Bolsonaro (PL) à Presidência da República. Em contrapartida, 39% demonstraram mais temor com a continuidade do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O resultado indica um aumento na preocupação com o ex-presidente Bolsonaro, que atualmente cumpre prisão domiciliar e está inelegível até 2030 por decisões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em julho, a mesma pesquisa apontava um empate técnico, com 44% temendo o retorno de Bolsonaro e 41% receosos com a sequência de Lula no poder.
A pesquisa também revela que 8% dos brasileiros temem ambos os cenários igualmente, enquanto 2% não temem nenhum dos dois. Aqueles que não souberam ou não responderam somam 4%.
O levantamento, realizado entre os dias 13 e 17 de agosto, ouviu presencialmente 12.150 brasileiros com 16 anos ou mais. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. Os dados refletem um momento de incerteza e divisão no cenário político nacional, com eleitores divididos entre o receio de um retorno ao passado e a apreensão com o futuro sob a atual gestão.
