CIDADES
Profissionais do SAMU aprimoram habilidades em curso de direção defensiva em Cruzeiro do Sul

Em Cruzeiro do Sul, cerca de 40 profissionais participaram de um curso de direção defensiva voltado para condutores do Serviço de Atendimento Móvel de Saúde (SAMU) nesta sexta-feira, 22. A capacitação, que também contou com a presença de médicos, enfermeiros, técnicos do serviço, membros das forças de segurança e do Corpo de Bombeiros, foi promovida por profissionais da capital em parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e o Sindicato dos Condutores de Ambulância do Acre.
Antônio Santos, presidente do sindicato e atuante no SAMU há 20 anos, destacou a importância da integração entre as forças de segurança e o compartilhamento de conhecimentos. “É um curso de excelência onde nossos condutores vão trocar conhecimentos. O mais importante é que essa capacitação, todo esse treinamento com as forças de segurança, é para prestar o melhor serviço para a nossa sociedade. Quando temos profissionais capacitados, quem ganha é a população”, afirmou.
O curso, que inclui teoria e prática, visa aprimorar as habilidades dos condutores em situações de emergência. Marcos Gomes, enfermeiro e coordenador do núcleo de ensino do SAMU do Estado, explicou: “A intenção é treinar as habilidades dos nossos condutores numa pista que montamos de acordo com o que a portaria que rege a urgência e emergência preconiza. É interessante trazer os condutores para treinar, pois aqui é a hora de errar. É justamente treinar essa intimidade com o volante com um dos nossos instrutores.”
O médico João Marcos, do SAMU de Cruzeiro do Sul, ressaltou a importância da participação das forças de segurança e bombeiros no treinamento. “Eles acompanham como é a rotina do SAMU num acidente, na via pública, para que possamos estreitar laços e planejar bem como cada força vai se comportar em um momento necessário. O condutor entende que tem um papel importante na segurança tanto da equipe quanto da população. As técnicas aqui são para que tenhamos um treinamento bem específico para cenários de difícil manejo na hora do acidente”, concluiu.
