CIDADES
Brasiléia garante destaque na Conferência Estadual das Cidades com propostas aprovadas para etapa nacional

O município de Brasiléia obteve um resultado significativo na 6ª Conferência Estadual das Cidades, realizada em Rio Branco, ao ter propostas aprovadas para a etapa nacional do evento, que ocorrerá até o final de 2025, em Brasília.
Entre as medidas aprovadas, destacam-se:
-A implementação de um programa de mobilidade “verde”, visando articular setores urbanos com políticas públicas sustentáveis.
-A criação de uma estrutura processual para habitação e regularização fundiária que considere as particularidades culturais locais.
-A constituição de consórcios intermunicipais como ferramenta de planejamento e gestão urbana sustentável, especialmente em regiões de fronteira e áreas amazônicas de vulnerabilidade.
Para representar Brasiléia na etapa nacional, foram eleitas Lindaura dos Santos Rodrigues, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, e Joana Rodrigues Bandeira dos Anjos, da Associação de Moradores de Brasiléia, além de Lucélia Monteiro Borges, da Câmara Municipal, como suplente.
O prefeito Carlinhos do Pelado enfatizou a importância do protagonismo de Brasiléia nas discussões estaduais, ressaltando que as propostas aprovadas refletem o compromisso do município em buscar soluções que unam sustentabilidade, inclusão e desenvolvimento para a cidade e toda a região do Alto Acre.
A secretária municipal de Planejamento, Goreth Bibiano, destacou que as propostas abrangem tanto as demandas locais quanto as estratégias de cooperação entre municípios. O consórcio intermunicipal, por exemplo, é visto como uma medida que fortalece a governança regional e facilita o acesso a políticas públicas nacionais e internacionais.
A conferência estadual, organizada pelo governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Habitação e Urbanismo (Sehurb), com o apoio do Ministério das Cidades, reuniu representantes dos 22 municípios acreanos, autoridades estaduais e movimentos sociais para discutir os principais desafios e soluções para o desenvolvimento urbano sustentável.
Com o tema “Construindo cidades seguras, resilientes, inclusivas, prósperas e sustentáveis”, a conferência nacional das cidades será um espaço de articulação entre sociedade civil, movimentos sociais e gestores públicos para a formulação de diretrizes que orientarão as políticas urbanas no país nos próximos anos.
