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RIO BRANCO

Acre impulsiona empresas locais rumo ao mercado internacional em Expofeiras na Bolívia e no Peru

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O setor produtivo do Acre recebeu um importante impulso estratégico para expandir sua atuação no mercado internacional. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) e da Agência de Negócios do Acre (Anac), em parceria com o Sebrae e federações empresariais, lançou em Rio Branco uma agenda de negócios que levará empreendedores locais às renomadas expofeiras ExpoCruz, na Bolívia, e Expoalimentaria, no Peru, no mês de setembro. O objetivo principal é concretizar novas oportunidades de exportação e fortalecer a presença dos produtos acreanos em mercados globais.

A iniciativa ambiciosa prevê a participação de 40 empresas acreanas, divididas em dois grupos de 20 por evento, em dois dos maiores e mais importantes eventos de comércio da América Latina. As feiras reúnem indústrias, produtores e compradores de diversos países, proporcionando um ambiente propício para a realização de negócios e a prospecção de novos mercados. O Acre contará com estandes próprios em ambas as feiras, oferecendo um espaço privilegiado para apresentar seus produtos, promover a cultura local e atrair investidores interessados no potencial da região. As empresas participantes serão selecionadas pelos organizadores da missão empresarial por meio de um edital de chamamento público, garantindo um processo transparente e democrático.

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Segundo o titular da Seict, Assurbanípal Mesquita, o objetivo primordial da iniciativa é criar oportunidades de integração entre os empreendimentos locais e mercados estratégicos como Estados Unidos, China e Europa, ampliando significativamente o alcance das empresas acreanas. “Na Expocruz, estamos articulando a realização de um evento específico do Acre, que reunirá todas as comitivas presentes para um encontro mais pessoal e dinâmico, com apresentação de todas as cadeias produtivas que possuímos”, declarou o secretário, demonstrando o empenho em promover o estado de forma abrangente.

A presidente da Agência de Negócios do Acre (Anac), Waleska Bezerra, ressaltou que o grande desafio é fortalecer a internacionalização das empresas acreanas, tornando-as mais competitivas e preparadas para atuar em um mercado globalizado. Para ela, a participação simultânea nas duas feiras representa uma oportunidade única de abrir portas para parcerias de longo prazo e aumentar a visibilidade da produção local. “O maior papel da Anac é fomentar esse e outros tipos de negócios, sempre com o apoio da Seict, para que o nosso estado viva o desenvolvimento pleno”, completou a presidente, evidenciando o compromisso da agência com o crescimento econômico do Acre.

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O diretor técnico do Sebrae, Kleber Campos, reforçou que a missão também faz parte de um projeto abrangente de preparação das empresas para atuar no mercado internacional, oferecendo suporte e capacitação antes, durante e depois das feiras. “Nós estamos atuando de forma mais estratégica e com mais investimentos nessa parte, a parceria com o governo e demais entidades vem proporcionando uma grande maturidade nesse aspecto. Nosso trabalho é preparar o empresariado para o antes, durante e depois das feiras”, disse o diretor, destacando a importância do planejamento e da preparação para o sucesso nos mercados internacionais.

O vice-presidente da Fieac, João Paulo de Assis, enfatizou que a ação é resultado da união de diversas instituições, que se uniram para superar barreiras e abrir caminhos para o setor produtivo do Acre. “Estamos conseguindo conectar nossas indústrias entre si e com outros mercados para alavancar o setor. Essa união construída por muitas mãos é importante para desenvolver esse trabalho de projetar os empreendimentos acreanos e concretizar negócios. Certeza que voltaremos com bons resultados”, afirmou o vice-presidente, demonstrando otimismo em relação aos resultados da missão empresarial.

Empresários locais também comemoraram o lançamento da agenda, reconhecendo o apoio do Estado como um fator decisivo para fortalecer o ambiente de negócios e impulsionar o crescimento dos empreendimentos nos 22 municípios acreanos. Antonildo Júnior, da Frutos de Goiás no Acre, destacou que “esse tipo de articulação encurta caminhos. A gente já exporta para os Estados Unidos e Peru, mas quer chegar mais longe. Com a participação nas feiras, as possibilidades se ampliam muito”, evidenciando o potencial da iniciativa para expandir os negócios e conquistar novos mercados.

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