POLÍTICA
Após derrota com CPMI e tarifaço de Trump, Lula marca reunião com ministros com foco em 2026

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou para esta terça-feira, 26, uma reunião com ministros do governo federal. O encontro ocorre em meio à derrota da base aliada na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS e à escalada de tensão comercial com os Estados Unidos, após o anúncio de novas tarifas pelo governo de Donald Trump. Também está previsto o anúncio do novo slogan do governo, já com foco na eleição presidencial de 2026.
Segundo interlocutores no Congresso, o presidente pretende discutir a implementação da isenção do Imposto de Renda para contribuintes com renda mensal de até R$ 5 mil — promessa de campanha ainda não executada. A medida tem sido tratada como prioridade pela equipe econômica e deve integrar a estratégia política do governo com vistas à eleição presidencial de 2026.
Outro assunto a ser tratado é a CPMI do INSS. O Planalto foi derrotado com a perda da presidência e da relatoria da comissão. Agora, a base articula a ocupação da vice-presidência como forma de manter algum grau de influência sobre os trabalhos.
A reunião também deve tratar do impacto das tarifas comerciais anunciadas por Trump, que afetam setores estratégicos da economia brasileira. Lula deve solicitar aos ministros maior articulação com o Congresso Nacional para evitar novos desgastes políticos e garantir estabilidade na condução da pauta legislativa.
“Há a expectativa de que, a partir dos encaminhamentos, seja definida como prioridade a aprovação da isenção do Imposto de Renda. Essa é uma vitória muito importante, com impacto significativo na vida das famílias, além de fortalecer áreas como a segurança pública. Pela minha área de atuação, também aguardo a aprovação da PEC da Segurança Pública. A criação de uma comissão especial para tratar do tema é fundamental, assim como a concretização de medidas de apoio aos setores prejudicados pelo tarifaço. Trata-se de uma pauta estratégica de proteção ao emprego”, afirmou o deputado Henrique Vieira (PSOL-RJ), interlocutor do Planalto.
Sobre o lançamento do novo slogan do governo federal, que deve ser anunciado na mesma reunião, o integrante do PSOL na Câmara afirmou que há expectativa em torno de uma temática voltada para justiça social e soberania nacional. De acordo com ele, a intenção do novo slogan é reforçar as políticas públicas promovidas pelo governo Lula e expor as contradições da extrema direita no Brasil.









