GERAL
Acre e Ucayali unem forças para impulsionar integração e desenvolvimento transfronteiriço

Com o objetivo de fortalecer a integração amazônica, o Governo do Acre e autoridades peruanas intensificaram suas relações por meio de uma série de encontros estratégicos no Departamento de Ucayali, no Peru. A iniciativa, que ocorreu nesta semana, reuniu líderes políticos, empresariais e representantes da sociedade civil para discutir temas cruciais para o desenvolvimento regional.
A comitiva acreana foi composta por figuras importantes como o deputado federal José Adriano, o deputado estadual Luiz Gonzaga Alves Filho, o secretário de Planejamento, Ricardo Brandão dos Santos, o secretário de Segurança, José Américo Gaia, o secretário adjunto da Casa Civil, Ítalo Medeiros, e o secretário de Ciência, Indústria e Tecnologia, Assur Banibal Barbary.
Do lado peruano, o governador regional de Ucayali, Manuel Gambini, liderou as discussões, acompanhado pelo presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Turismo de Ucayali, Rubén Cerna; pelo gerente regional de Desenvolvimento Econômico, Daniel Dancourt; a gerente regional de Desenvolvimento Social, Rocío Villavicencio; o gerente da Autoridade Regional Ambiental, Nelson Seijas, além da governadora regional de Lima, Rosa Vásquez, o prefeito provincial de Pasco, Julio Rupay, e o prefeito distrital de Palcazú, Ciro Liberato Ramón.
Durante os encontros, foram abordados temas como a integração logística entre Brasil e Peru, com foco na conexão multimodal entre os dois estados, visando expandir o comércio bilateral e fortalecer as relações comerciais entre os oceanos Atlântico e Pacífico. Além disso, foram discutidos o desenvolvimento econômico conjunto, com ênfase em cadeias produtivas estratégicas, a cooperação em segurança de fronteira e combate a ilícitos, bem como iniciativas voltadas para ciência, tecnologia, inovação, políticas sociais e preservação ambiental.
A missão tem como objetivo consolidar o papel do Acre como um elo estratégico entre os dois países, incentivando parcerias que possam gerar novas oportunidades de negócios, emprego e renda, ao mesmo tempo em que se preserva a floresta e valoriza as populações locais.
“Este encontro de âmbito regional transfronteiriço reforça o papel a ser exercido pelos Estados subnacionais em contribuir para a implementação dos projetos estratégicos dos governos nacionais, com foco no desenvolvimento local e regional”, destacou Ricardo Brandão, secretário de planejamento do Acre.
O deputado Luiz Gonzaga enfatizou a importância da ligação rodoviária entre os dois países para o desenvolvimento econômico do Acre: “A construção de uma rodovia entre o Acre e o Ucayali não deve ser vista apenas como uma obra de infraestrutura, mas como uma estratégia de desenvolvimento regional, integração cultural e fortalecimento geopolítico. Se planejada de forma sustentável, com respeito às populações tradicionais e à biodiversidade amazônica, essa conexão poderá transformar a realidade econômica e social da fronteira, tornando-a um verdadeiro corredor de oportunidades para Brasil, Peru e toda a Amazônia”, afirmou.
O deputado federal José Adriano ressaltou a importância da missão para a superação dos desafios comuns: “Nossa missão vai além do debate dos desafios da integração. As duas regiões são irmanadas pelos baixos IDHs, impostos pelo subdesenvolvimento econômico. É preciso que haja empatia entre os dois países e suas instituições para mudarmos a realidade de desesperança das pessoas que habitam as duas regiões”, concluiu Adriano.
