POLÍTICA
Vereadores de oposição em Rio Branco cobra votação urgente para afastamento de Diretor da RBTRANS

Vereadores de oposição e independentes da Câmara Municipal de Rio Branco realizaram uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira (28) para exigir a votação imediata do requerimento que pede o afastamento do diretor da RBTRANS, Clendes Vilas Boas, acusado de assédio moral. Os vereadores André Kamai (PT), Fábio Araújo (MDB), Eber Machado (PDT) e N. Almeida (Podemos) negam que estejam obstruindo a pauta de votações da Casa.
O vereador Fábio Araújo (MDB) ressaltou que já existem dois requerimentos protocolados pedindo o afastamento de Clendes Vilas Boas e questionou a demora em colocá-los em votação. Segundo Araújo, o primeiro pedido foi protocolado por ele no dia 14 de agosto, e o segundo, com dez assinaturas da base do prefeito, no dia 19. Ele questiona o motivo do presidente da Câmara estar retendo a pauta, defendendo a população e cobrando providências da prefeitura diante das denúncias de assédio contra o diretor da RBTRANS.
O vereador Zé Lopes (Republicanos) criticou a condução da presidência da Câmara, afirmando que houve movimentação para retirar o requerimento e que a base se retirou da sessão para não votar, acusando o presidente de proteger Clendes Vilas Boas. Eber Machado (PDT) questionou quem Clendes “tem na mão” para ser tão protegido diante de denúncias graves, mencionando que servidores apresentaram áudios e provas aos vereadores, sem que a prefeitura ou o presidente da Câmara permitam o afastamento para investigação.
André Kamai (PT) enfatizou que a oposição não é contra a votação do Refis e que a pauta está travada porque o presidente e o prefeito estão impedindo a votação dos requerimentos que pedem o afastamento de Clendes. Os vereadores questionam os motivos por trás da proteção a Clendes Vilas Boas, destacando a necessidade de transparência e ação diante das denúncias apresentadas.
