Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

ENTRETENIMENTO

Luto no Jornalismo: morre Mino Carta, fundador da CartaCapital, aos 91 anos

Publicado em

São Paulo, SP – O jornalismo brasileiro perdeu um de seus grandes nomes nesta terça-feira (2): Mino Carta, fundador da revista CartaCapital e de outros importantes veículos de comunicação, faleceu aos 91 anos em São Paulo. O velório está marcado para começar às 12h no Cemitério São Paulo, em Pinheiros, Zona Oeste da capital paulista.

Mino Carta estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio-Libanês há duas semanas, lutando contra problemas de saúde que o acompanhavam há cerca de um ano, com períodos de internação e recuperação.

Continua depois da publicidade

Além da CartaCapital, Mino Carta foi o responsável pela criação de revistas que marcaram época, como Quatro Rodas (1960), Veja (1968) e IstoÉ (1976), e dos jornais Jornal da Tarde (1966) e Jornal da República (1979).

Nascido em Gênova, na Itália, Mino Carta carregava o jornalismo no sangue, sendo parte da terceira geração de jornalistas de sua família. Seu avô materno, Luigi Becherucci, foi perseguido pelo fascismo de Benito Mussolini e perdeu o cargo de diretor do jornal Caffaro. Seu pai, Giannino, também enfrentou a repressão do regime, chegando a ser preso em 1944. Após a guerra, Giannino mudou-se para o Brasil com a família.

Continua depois da publicidade

O falecimento de Mino Carta gerou grande comoção no meio jornalístico e político. O vice-presidente Geraldo Alckmin lamentou a perda nas redes sociais, destacando a dedicação de Mino Carta à defesa dos valores democráticos e seu papel fundamental no desenvolvimento da imprensa brasileira. O ministro da Educação, Camilo Santana, também expressou seus sentimentos, ressaltando o legado imenso de Mino Carta e seu amor pela profissão.

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement