Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

POLÍTICA

Após defesas falarem pela última vez, julgamento da trama golpista retorna na terça com votos de ministros

Publicado em

Segundo dia de julgamento dos réus da trama golpista na 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) Foto: Rosinei Coutinho/STF

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e sete aliados foram defendidos pela última vez por seus advogados no julgamento que apura uma tentativa de golpe de Estado. As sustentações orais terminaram em sessão nesta quarta-feira, 3, e o caso será retomado na semana que vem com os votos dos cinco ministros da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF).

A próxima sessão da Ação Penal 2668 será na terça-feira, 9, com a análise dos ministros da Primeira Turma. Votarão, na ordem: Alexandre de Moraes (relator do caso), Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin (presidente da Turma). A condenação ou a absolvição dos réus será decidida pelo voto da maioria.

Continua depois da publicidade

Como foi o início do julgamento?

O julgamento foi aberto pelo ministro Cristiano Zanin, presidente da Corte, na manhã de terça-feira, 2. No mesmo dia, que contou com duas sessões, Alexandre de Moraes leu o relatório do caso resumindo todas as etapas investigativas e processuais, e o procurador-geral da República reforçou a denúncia apresentada.

Continua depois da publicidade

Na sequência tiveram início as falas da defesa. Ainda no primeiro dia se apresentaram as defesas de Mauro Cid, Alexandre Ramagem, Almir Garnier e Anderson Torres.

Depois, nesta quarta, falaram os advogados restantes em representação a Augusto Heleno, Jair Bolsonaro, Paulo Sérgio Nogueira e Walter Braga Netto.

Eles são investigados por tentativa de golpe de Estado, organização criminosa, dano ao patrimônio público e outros crimes — sendo Bolsonaro apontado como o líder e principal beneficiário da trama golpista. Essa é a primeira vez que um ex-presidente da República é julgado por tentativa de ataque à democracia.

Continua depois da publicidade

Confira as datas e horários das próximas sessões:

9 de setembro (terça-feira): sessão extraordinária das 9h às 12h e das 14h às 19h;

Continua depois da publicidade

10 de setembro (quarta-feira): sessão extraordinária das 9h às 12h;

12 de setembro (sexta-feira): sessão extraordinária das 9h às 12h e das 14h às 19h.

É possível acompanhar a transmissão pelos canais oficiais do STF — TV Justiça, Rádio Justiça, aplicativo Justiça+ e o canal do Supremo no YouTube. O portal Terra também transmite as sessões, assim como publica detalhes do julgamento e de seus bastidores.

Continua depois da publicidade

 

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement