RIO BRANCO
Comunidades da Sobral bloqueiam via em Rio Branco contra ‘Abandono Total’ e cobram obras de drenagem

Rio Branco, AC – A manhã desta quarta-feira (3) foi marcada por um intenso protesto na estrada da Sobral, em Rio Branco, onde moradores de diversas comunidades da região bloquearam completamente a via. A manifestação, que causou transtornos no trânsito, teve como objetivo cobrar do poder público a execução urgente de obras de drenagem e a implantação de galerias, consideradas essenciais para mitigar os impactos das chuvas.
Segundo os manifestantes, a situação de alagamentos e invasão de casas pelas águas do Igarapé Sobral é uma realidade recorrente a cada inverno, resultando em prejuízos materiais significativos e colocando famílias em risco. A indignação cresce diante da percepção de um “abandono total” por parte das autoridades municipais.
Durante a mobilização, líderes comunitários expressaram a insatisfação com a demora da Prefeitura de Rio Branco em cumprir compromissos assumidos ainda em agosto. Everton Rodrigues, presidente da Associação de Moradores do bairro João Paulo, detalhou as reivindicações. “Nossa principal reivindicação hoje é a implantação das galerias. O problema é recorrente, a gente vem sofrendo todo inverno, a água entra dentro das nossas casas pela enxurrada do igarapé. A prioridade é a implantação de três galerias”, explicou.
Rodrigues relembrou que, em 22 de agosto, houve uma reunião com o secretário e o prefeito, onde foi prometido que a ordem para a execução das obras seria dada. “Falaram pra gente que no dia 23 iriam estar aqui fazendo a medição e começar os trabalhos no dia 24. Já se passaram 10 dias, e a gente sabe que o inverno já está às portas”, pontuou, evidenciando a urgência da situação.
Cleiton Nogueira, presidente do bairro Plácido de Castro, reforçou o tom de indignação dos moradores. “Decidimos hoje fazer a primeira manifestação pacífica porque nós não suportamos mais viver nessa situação. Todos os anos, no inverno, nossos lares, nossas casas, são invadidas por esse córrego, pelas águas do Igarapé Sobral”, afirmou. Ele também mencionou uma reunião anterior, em 22 de agosto, com o secretário Cid, onde promessas de envio de equipes e instalação de galerias não foram cumpridas.
“Não podemos esperar que chegue o inverno de novo para sofrermos o que já sofremos há tantos anos. É um abandono total”, desabafou Nogueira, destacando que a questão é de saúde pública e afeta famílias, idosos e crianças que têm suas casas inundadas. A comunidade aguarda uma resposta efetiva do poder público para solucionar um problema que se arrasta por anos.
