MUNDO
Tarifaço de Trump impacta fortemente o Acre, alerta deputado Tanízio Sá

Rio Branco, AC – O deputado estadual Tanízio Sá (MDB) alertou nesta terça-feira (9), durante sessão na Assembleia Legislativa, que o Acre está entre os estados mais afetados pelo “tarifaço” imposto pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
De acordo com o parlamentar, o estado já registrou uma perda de aproximadamente US$ 70 mil em exportações para os Estados Unidos e outros países somente no mês de agosto. “Foi feito um levantamento que comprova: nosso estado é pequeno, mas um montante de 74 mil dólares é significativo para nós”, destacou.
Segundo Tanízio Sá, a maior parte das perdas está relacionada à exportação de gado e madeira, embora a soja também tenha sofrido impactos. O deputado expressou preocupação com os efeitos econômicos da medida e alertou sobre a gravidade do cenário.
“Acho que nós vamos ter a maior crise da história do nosso país. Tenho certeza disso, porque é sério. O pessoal não está levando a sério, acha que é brincadeira. O Acre foi o estado mais afetado. Pode fazer uma pesquisa e vai perceber. Para estados grandes, como Rio Grande do Sul e São Paulo, talvez não pese tanto, mas para nós pesa muito”, afirmou.
Tanízio Sá também chamou a atenção para os reflexos nos cofres públicos. “Quando cai o repasse federal, cai para todos: município, estado, FPM e FPE. Muitos municípios já estão no limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal. Quando a economia retrai, diminui o emprego, diminui a arrecadação de impostos, e isso afeta diretamente os municípios da federação”, completou.
