RIO BRANCO
Ensino Médio Integral no Acre: crescimento lento contrasta com avanço nacional

Rio Branco, Acre – Enquanto o ensino médio integral cresceu 242% no Brasil entre 2016 e 2024, o Acre apresenta um ritmo de expansão mais lento, com cobertura inferior a 10% das matrículas estaduais, segundo levantamento do Todos Pela Educação.
No Brasil, o número de estudantes no ensino médio integral saltou de 393 mil para 1,3 milhão no período analisado. Estados como Pernambuco, Piauí e Ceará já alcançaram cobertura superior a 50%.
O Acre se mantém com baixos índices de expansão e um número reduzido de escolas que oferecem ensino integral (7% do total). O estudo aponta que o estado, juntamente com Rondônia e Roraima, apresenta um crescimento tímido ou estagnado.
O secretário de educação, Aberson Carvalho, informou que o Estado do Acre prioriza escolas de anos iniciais e finais do fundamental. Ele reconheceu o desafio de implementar o ensino integral em um estado sem essa cultura e com dificuldades socioeconômicas.
Apesar dos desafios, o secretário destacou que, durante sua gestão, houve uma ampliação de mais de 100% nas escolas que oferecem ensino integral e de mais de 200% no número de estudantes nessa modalidade.









